Encontros e Clubes de Vinil já são tradição em Nova Friburgo
O Encontro de Vinil em Nova Friburgo/RJ surgiu para identificar as pessoas que ainda curtem discos de vinil, possibilitando a venda e troca de LPs, assim como propiciar a quem não tem uma vitrola escutar os seus vinis guardados. Os encontros vêm sendo produzidos por Scheila Lemos Santiago e o primeiro aconteceu em 21 de junho de 2014, no Serra Verde Shopping, na Ponte da Saudade, em Nova Friburgo; o segundo foi no mesmo ano, em 11 de outubro, na Usina Cultural Energisa, local onde aconteceram todas as outras edições até o momento.
Na ocasião, mais de mil discos de vinil foram expostos por colecionadores e amantes do conhecido ‘bolachão’, além de peças artesanais e produtos que remetiam à música, como: camisetas, bottons, peças de decoração (inclusive produzidas com o próprio discos que não serve mais para ser tocado), entre outros.
Durante nove horas, somente os discos foram tocados em um equipamento específico, valorizando ainda mais o som característico dos LPS, que durante alguns anos ficaram esquecidos pela maioria das pessoas, que trocaram seus acervos por CDs. Com grande força, mas ainda aos poucos, os Discos de Vinil a cada dia voltam a causar interesse, não só de quem viveu no auge dos LPs, mas também dos mais jovens.
Na pesquisa para produzir o 1º Encontro, Scheila descobriu que em Nova Friburgo já havia o Clube Du Vinil, onde pessoas se reúnem em um modesto bar, no Bairro Olaria, para escutar os discos que eles foram ganhando e na época o acervo passava de mil exemplares. Esporadicamente, o Clube Du Vinil promove bailes em espaços no mesmo bairro.
Todos os demais encontros de vinil podem ser acompanhados pelo Blog http://encontrodevinil.blogspot.com/