O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, suspendeu por 15 dias a entrada de ônibus interestaduais com origem em unidades federativas com casos confirmados de coronavírus.

O Decreto nº 46.973, publicado nesta terça-feira (17/03) no Diário Oficial do Rio de Janeiro, reconhece a situação de emergência, mas não especifica quais estados de origem ficam proibidos. O texto também estende a restrição a voos e navios.

De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo, vizinho do Rio de Janeiro, tem o maior número de casos por transmissão local. O prefeito Bruno Covas (PSDB) já declarou estado de emergência.

A circulação de linhas intermunicipais de ônibus e vans foi proibida entre a Região Metropolitana e os demais municípios do Rio de Janeiro para conter o avanço do coronavírus. De acordo com a portaria n° 1518 do Departamento estadual de Transportes Rodoviários (Detro), publicada no Diário Oficial do estado desta terça-feira, a restrição terá validade de 15 dias consecutivos ou até a revogação do decreto assinado pelo governador Wilson Witzel na última sexta-feira, que previa medidas de combate à propagação da doença.

A Auto Viação 1001, responsável  pelas linhas Nova Friburgo –  Rio de Janeiro, Niterói e cidades das regiões Centro Norte e dos Lagos  comunicou a paralisação dos serviços.