A escritora, tradutora e editora Ana Beatriz Manier disponibiliza mais um super livro, através da plataforma Kindle, pela In Media Res. Aproveite a oportunidade!
“Exílio na primeira classe”, de Virgínia Cavalcanti , é um romance construído como uma narrativa de memória. Teresa conta sua história e lê cartas de personagens que, sim, fazem parte da história do país e, de fato, viveram no exílio. Enquanto uma parte conta a desorientação de viver fora do Brasil, sem direito de voltar, sem poder voltar, e põe a existência, a sobrevivência e a orientação de mundo em um estado de suspenso, à espera de dias melhores, outras, como o educador Paulo Freire, aparecem para dizer que é preciso não ir ao lugar de vítima, mas tomar a decisão de fazer da vida um exemplo de resistência pela existência, atento e presente no mundo.
Virgínia Cavalcanti consegue prender a atenção, construindo uma história amorosa e delicada. Ao mesmo tempo, resgata uma época e uma maneira de viver, pensar e agir que pareciam não ter saída, diante de fortes convicções paralisantes.