Ler é fundamental para ajudar as pessoas a se informarem sobre diversos assuntos do cotidiano: educação, saúde, política, cidadania e entretenimento. A fim de estimular cada vez mais este hábito e reconhecê-lo como um instrumento essencial de desenvolvimento humano e social, a Feira Literária de Vassouras entrará em ação e a primeira edição, vai acontecer dos dias 01 a 07 de setembro. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e criada para congregar a leitura e toda a cadeia produtiva que a envolve, portanto livros físicos e digitais, autores, editoras, livrarias, ilustradores, bibliotecários, professores de Letras e de Literatura.

A Feira promoverá, ainda, oportunidades para que os cidadãos conheçam e interajam com os escritores, ou seja, poderão conversar com eles a respeito de obras já lançadas. “Além disso, mostraremos a Literatura em várias outras linguagens. Por isso, teremos apresentações de teatro, de música, contação de histórias e exibição de filmes. É multilinguagem! É uma característica importantíssima!”, declara José Luiz Júnior, Subsecretário de Cultura.

O evento conta com a participação de Thalita Rebouças, que foca em um público mais “teen”, infantojuvenil, e com a atriz Leona Cavalli, de Belabelinha. “Vamos receber, também, Arnaldo Antunes, Chico César, Fernanda Takai, Zé Renato e o músico Gabriel Sater (filho do Almir Sater). Não há classificação indicativa, pois a Feira traz atrações para todas as idades, incluindo o Concurso Literário de Vassouras, com direito à premiação. Duas modalidades: Prêmio Uaná Etê, contos com o tema Rio Paraíba do Sul; e o Prêmio Waldir Ribeiro do Val, um reconhecimento a poesias com temáticas livres”, finaliza.