Chegou ao fim o Festival Quatro Estações – Edição Inverno,  promovido pelo pólo gastronômico de Nova Friburgo, num formato diferenciado, em função da pandemia do novo Coronavírus que estamos passando.

Deliveries e alguns poucos espaços compartilhados, sem, contudo,  deixarmos de ostentar o título de maior e mais diverso circuito gastronômico do estado do Rio de Janeiro. Isso sim deveria ser bandeira da honra friburguense. A gastronomia que dialoga com sua história, com a rica cultura e suas heranças de comportamento social.

Nova Friburgo e sua culinária  tão diversificada,  que agrada tanto a comida de rua, quanto os paladares mais exigentes, mostrou sua cara. Dos mais elaborados pratos às triviais comidinhas caseiras, saborosas e aromáticas, pratos típicos, invenções ousadas e experimentações curiosas, sandubas, espetinhos, blends e molhos inusitados, a gastronomia de Nova Friburgo aqueceu o inverno democraticamente.

Os imigrantes deixaram suas marcas e, através de discípulos,  mantém suas tradições e isso se reflete nos pratos, que passam de geração a geração. É possível encontrar a gastronomia de mais de um país em um único restaurante. Prova do saudável processo de aculturamento da cidade. Há riqueza maior?

Tive a alegria de ser escolhido, em deferência pra lá de especial, por alguns estabelecimentos que me enviaram seus pratos para degustação. Me senti honrado mesmo! Comida para mim tem um tanto de amor além do sal e dos temperos. E a cada um deles retribuo o carinho, a atenção e os bilhetes e recados afetuosos que acompanharam os pratos. 

Na sexta-feira foi a amiga querida Marciana, do Gustu, que fica no Cônego. A empresária da moda, que por tantos anos brilhou com suas coleções, curvou-se à gastronomia, descobrindo uma nova vertente para ser feliz.

Com cardápio diversificado, o Gustu apostou na massa como prato do festival em sua edição inverno : um penne com molho de tomate da casa, mozzarella de búfala e pesto de manjericão. Um espetáculo!

Foto: Carlos Mafort

Aproveito para fazer um trocadilho com o nome da pizza mais saborosa e especial do cardápio do Gustu. Não há por lá nada que não seja um espetáculo! Dos crepes ao pratos mais elaborados. Dos antepastos e entradinhas super generosas às pizzas e pratos harmonizados. Mas a “Espetáculo”, minha pizza favorita, é única! Pizza de generosos camarões deitados em pesto de manjericão. Algo inimaginável! Uma verdadeira festa de sabores e aromas!

Gratidão, Marciana e equipe, pelo carinho e generosidade! Quer saber mais?
22 3261 0471 | 22 99782 0243

No sábado, o querido Beto da Chopperia Show de Bola, que fica em Olaria, no Friburguense, aqueceu a manhã  com sua mensagem que precedeu a chegada da feijoada brasileira. Não. Não é uma feijoada comum. É uma feijoada! Com os acompanhamentos cuidadosamente separados. Com a alquimia que uma feijoada brasileira merece ter.

Foto: Carlos Mafort

Na Chopperia Show de Bola, que também participou do Festival Quatro Estações – Edição de Inverno, tem comidinha de vó, do tipo caseira mesmo, das 12h às 22h em sistema de delivery em tempos de pandemia, basta acessar o cardápio pelo link : choperiashowdebola.com.br

Por lá, que é lugar de assistir a jogos e eventos esportivos, a agenda musical é variada e passeia por todos os estilos e gostos. Tem cerveja gelada, drinks, hambúrgueres artesanais, churrascos e gente que gosta de gente! Por isso está todo mundo torcendo para que tudo volte ao normal e a Chopperia Show de Bola possa retomar a rotina que faz tanta gente feliz. Obrigado, Beto! Ficou devendo a caipirinha!

E o domingo foi  dia de Tio Rapha. Com direito a um recado em forma de bilhete, falando da alegria de participar do Festival Gastronômico de  Nova Friburgo e apresentando a empresa familiar. Confesso: emocionei!

Quando falo que a cozinha é lugar de afetos, que a mesa é templo sagrado da família, não à toa “família é prato difícil de preparar”- como bem disse meu amigo Francisco Azevedo, em seu best-seller “ O Arroz de Palma”-, é porque a gente sabe quando e quanto há de amor naquilo que recebemos.

Foto: Carlos Mafort

O Tio Rapha me enviou um Angus Rapha, um hambúrguer com 250gr de angus, cebola, cheddar, bacon, alface, molho barbecue, no pão brioche, acompanhado de fritas e de um shot de maionese cítrica caseira. Pode imaginar? Tudo isso envolto em muito afeto e atenção.

Não só gostei, como recomendo. Quer conhecer mais? http://www.tioraphadelivery.com.br/ (22) 2580-3734 ou Enviar mensagem : (22) 99815-6327