Guilff, griffe especializada em Moda Praia e Fitness./Divulgação

A moda Plus Size não tem o objetivo de disfarçar o excesso de peso, mas de valorizar o corpo, tirar do cliente aquela sensação de que nunca encontrará nada do seu tamanho ou ainda que, se encontrar, não será uma peça bonita. E é exatamente por isso que algumas confecções do Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e região elaboram uma linha específica que valorize as curvas, e apostam em tendências para se dar bem neste mercado.

Informações do relatório setorial da Associação Brasil Plus Size (ABPS) revelam que os segmentos do vestuário para homens e mulheres acima do peso no Brasil avançaram 21% nos últimos três anos e devem manter o ritmo de crescimento na casa dos 10% neste e nos próximos exercícios. Movimentando aproximadamente R$9,6 bilhões por ano, esse mercado vem quebrando padrões e ganhando cada vez mais adeptos, lojas, modelos e profissionais. Para a presidente da ABPS, Marcela Elizabeth Pereira, “as lingeries da linha Plus Size são uma necessidade extrema de mercado e uma grande oportunidade de negócio”.

A aluna do curso de Produção de Moda da Firjan SENAI Espaço da Moda em Nova Friburgo, Andrea Tieko, que usa lingeries Plus Size no seu dia a dia, tem 37 anos, é mãe de um adolescente, e adora estar na moda. A carioca, que reside em Nova Friburgo desde 2010 e há sete anos é gerente comercial de uma empresa do vestuário da cidade, diz que seu peso nunca interferiu no seu trabalho, na sua vida: “sempre gostei de ser diferente e escolho as modelagens que valorizam as minhas curvas. Cada vez mais se torna mais possível se vestir bem, na moda, mesmo estando acima do peso. Vejo que o que falta é informação. Porque hoje já se encontram no mercado muitas peças boas e bonitas nessa linha Plus Size. No meu Instagram, por exemplo, embora tímida, acabo influenciando e sugerindo marcas para outras pessoas assim como eu”.

Use Maví

A marca Maví, especializada em Linha Noite, participa pela primeira vez da FEVEST 2022 – Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima. A empresa, que está no mercado há 8 anos, no final de 2020 passou a trabalhar com a linha Plus Size porque identificou uma demanda desse público que busca pijamas mais joviais, despojados, embora trabalhe com modelos clássicos.

Segundo o proprietário Hugo Galdino, a linha Plus Size corresponde a cerca de 20% do que é produzido na confecção. “Trabalhamos com os tamanhos do 46 ao 52. Os próprios lojistas que atendemos queriam peças para atender esse público específico e passamos a confeccionar peças confortáveis com as mesmas cores e estampas dos tamanhos regulares, só que com nova modelagem, usando os tecidos de liganete 100% poliamida e viscose. Estamos preparando uma política comercial com descontos e pagamentos diferenciados para quem fechar negócios na feira”, comenta animado.

Guilff

A marca Guilff (especializada em Moda Praia e Fitness), que participa da FEVEST 2022 – Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, está no mercado há 20 anos e esta será a sua sexta edição na feira. Há sete anos passou a trabalhar com a linha Plus Size (GG, 3G e 4G), inclusive com modelagens mais ousadas e modernas, além do básico tradicional.

Segundo Carla Rutherford, gerente de projetos, a produção Plus Size corresponde a 40% do que é produzido na confecção. “Temos a Linha Praia para esse público há cinco anos, mas nos últimos três anos a demanda aumentou e passamos a oferecer cores diversificadas, assim como as texturas. Já a Linha Fitness Plus Size, trabalhamos há dois anos e estamos preparando a nossa terceira coleção”, comenta Carla.

Para a Fevest, a Guilff estará com vendas também a varejo da Coleção Praia Costa Verde, com estampas exclusivas, com muito floral, folhagens e tons diferenciados de verde e azul, tanto para peças lisas quanto para peças estampadas. Vale destacar que a marca fabrica também peças nos tamanhos P, M e G.

Em tempos de debate sobre o conceito do ‘corpo ideal ‘, outras marcas plus size que também estarão na Fevest apresentando suas peças para diferentes corpos são: Ambiente íntimo, GDM Modas, Gellis Lingerie, Lidery, Pedra e Mar, Quality, Thailú, Le Moiselle, entre outras.