Pesquisa feita pela federação também aponta que aumentou para 44,3% o percentual de empresas com dificuldade para atendimento ao cliente

A dificuldade para compra de insumos e matérias-primas nacionais atinge 67,1% das indústrias fluminenses ouvidas pela Firjan em novembro. Entre as empresas afetadas, 24,6% relatam muita dificuldade. A federação também ressalta que o cenário piorou em relação a outubro, quando o percentual de empresas com dificuldade era de 65,4% e 18,5% delas tinham muita dificuldade.

Diante do cenário, também subiu o percentual de indústrias que estão com dificuldade para atendimento ao cliente. Em outubro, esse percentual era de 37% e, em dezembro, chega a 44,3%. A parcela de empresas que relata que grande parte da demanda não está sendo atendida passou de 8,7% para 11%.

Para metade dos empresários entrevistados (50,7%), a oferta de insumos e matérias-primas nacionais será normalizada a partir do segundo trimestre de 2021.

A pesquisa, feita com 315 indústrias fluminenses, pode ser acessada através deste link: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-especial-fornecimento-de-insumos-e-materias-primas-1.htm.