Frigodário desvenda os segredos sobre o bacalhau
No Brasil é impossível falar de Natal e não se lembrar do bacalhau. Esse peixe de águas frias, que não é típico da fauna brasileira, é um dos ingredientes mais procurados por famílias de todo o país para celebrar o Natal.
A Frigodário também oferece este produto e te ajuda a entender tudo sobre esse tipo de peixe, com um pequeno guia contendo informações e curiosidades sobre o bacalhau. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto e se preparar para os eventos festivos do fim de ano!
Vamos começar? O nome bacalhau, não é o termo original utilizado para classificar as espécies de peixe com essas características. Esse termo é o nome do processo de salga e cura pelo qual passam os peixes Gadus morhua e Gadus macrocephalus, conhecidos popularmente como Bacalhau Porto Imperial e Bacalhau do Porto.
O mesmo processo é utilizado atualmente para salgar outros peixes, como o Ling, Saithe, Zarbo e Pollack, que também são considerados tipos de bacalhau. Cada peixe, inclusive, apresenta características diferentes.
Um bom bacalhau pode ser servido em dois diferentes tipos de corte – e cada tipo de corte é indicado para um estilo de prato.
Lombo é o corte mais comum do bacalhau – e também o mais nobre – muito indicado para pratos mais requintados. Os lombos podem ser encontrados já dessalgados e congelados, o que facilita o seu preparo, mas também são tradicionalmente comercializados na sua forma ressecada.
E o filé, que é um corte feito nas laterais do peixe e, portanto, uma carne igualmente saborosa. Como são mais finos, os filés dessalgam mais facilmente e seu preparo é mais simples. Esse é o tipo de bacalhau ideal para saladas, bolinhos e outras utilizações desfiadas.
Quer saber mais? Os produtos Frigodário estão à venda nos melhores comércios da cidade e na Paiol Food Service – Av. Antônio Mario de Azevedo, 251 – Duas Pedras – Nova Friburgo – Tel : (22) 997607405 /(22) 2010-6413