Formado por seis artistas da região serrana do Rio, o Grupo Arani voltará a participar do PoêTerê, que acontece a partir do dia 26 de novembro, no Centro Cultural Feso Pro Arte (Unifeso), em Teresópolis. Desta vez, o coletivo irá expor a videoinstalação VOEJOS, utilizando-se de fotografias, pinturas, encáusticas e gravuras para criar uma experiência imersiva integrada com sons da floresta e recursos de multimídia. A ideia é criar um ambiente sensorial com imagens fotográficas mescladas com obras artísticas assinadas pelo grupo de artistas, utilizando ambientação sonora e projeções nas paredes com a tecnologia de Vídeo Mapping dispondo de projetores instalados no teto.

“Esperamos proporcionar um momento de interação com uma pequena grande parte desta natureza maravilhosa que nos rodeia e assim, incentivar o ato de preservação e celebração”, afirma Vanessa Barini, integrante do Grupo Arani. O conceito vai ao encontro da proposta deste ano do PoêTerê, com o tema “Nossa terra, nossa gente, nossa arte”.

Inicialmente conhecido como NAVI, o coletivo passou a adotar o nome Arani – Tempo e Arte em 2013. Sediado em Teresópolis, é composto por artistas plásticos com longa experiência em arte contemporânea que buscam a experimentação na arte urbana, bem como em esculturas, instalações e na arte educação. Fazem parte os artistas Clélia Brito, Izadora Andrade, Márcia Tayt-Sohn, Ruth Bilé, Vanessa Barini, Vania Catarina