Verga, com o Grupo Camaleão, abre o Encontro de Dança amanhã (Foto : Mônica França Dias)

Na coreografia do espetáculo “Verga”, companhia mineira faz alusão à capoeira para provocar reflexão sobre a intolerância e as lutas cotidianas

O Grupo de Dança Camaleão, de Minas Gerais, abre nesta quarta-feira, 16,  a 29ª edição do Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, mais longevo e tradicional evento de dança do estado do Rio de Janeiro que se estende até domingo (20), na cidade serrana.

O coletivo apresenta às 15h, na Praça Demerval Barbosa Moreira“Verga”, espetáculo de dança contemporânea e urbana que se utiliza da capoeira para discutir questões ligadas à intolerância e às lutas vivenciadas na rua.

Com direção geral de Marjorie Quast e direção artística e coreográfica de Inês Amaral, a obra tem como fio condutor esta arte que é uma mistura de luta e dança realizada em locais abertos, como ruas e praças. Além da intolerância e das batalhas cotidianas, o espetáculo reflete o amor e a fé na caminhada. Os interpretes criadores são Fábio Costa, Glaydson Oliveira, Luciana Lanza, Samuel Samway e Sara Marchezini.

A mostra de dança prossegue até domingo com apresentações de companhias do Rio e de Minas Gerais, somando cerca de 200 bailarinos. Eles passarão pelos palcos do Sesc Nova Friburgo, do Teatro Municipal Laércio Ventura, da Praça Demerval Barbosa Moreira e de escolas públicas em sessões com entrada franca.

O Grupo Camaleão, além de apresentar “Verga”, acompanhará com coreografia o cortejo dos Tambores de Olokum, que sairá da Praça Getúlio Vargas com destino à Praça Demerval Moreira Barbosa. O tradicional grupo percussivo do Rio – e também bloco carnavalesco –, fará ressoar seus tambores pelo centro da cidade, levando ao público sua sonoridade que recebe influência do candomblé e dos maracatus de baque virado da cidade do Recife (PE).