História de ícone da publicidade audiovisual brasileira é resgatada em livro biográfico
Com algumas caixas de sapatos, uma lâmpada, uma lupa quebrada e muita fita adesiva, Wellington Amaral Jr. construiu um projetor de filmes, aos 8 anos. Foi o prenúncio de sua paixão pela arte.
É assim que Memórias de um Cineasta Publicitário, lançamento da Matrix Editora, revela os primeiros passos da trajetória de um dos maiores ícones da publicidade audiovisual brasileira. O diretor e produtor acumula cerca de 3 mil comerciais no currículo e prêmios de prestígio internacional.
O livro, escrito em primeira pessoa, reconta os episódios que conduziram Wellington à carreira de publicitário e a obter, em 1971, seu primeiro emprego como estagiário de atendimento na McCann Erickson, maior agência de propaganda brasileira e mundial na época.
Foi lá que descobriu o caminho do cinema publicitário, fazendo escola com criadores do calibre de Percival Caropreso, Paulo Almeida, Armando Moura, Cláudio Oliveira, Hector Tortolano, Deilon Gomes de Lima, Sérgio Lima, Gilce Velasco e muitos outros, que o acompanhariam na carreira por décadas.
De forma aberta e bem-humorada, o publicitário narra impasses profissionais e sua constante busca pela inovação. O leitor acompanha sua passagem por grandes agências como MPM e ALMAP até a criação de sua própria produtora de filmes, a 5.6. Os bastidores de trabalhos desenvolvidos para marcas importantes como General Motors, Johnson & Johnson, Coca-Cola, Unilever, Procter & Gamble e Nestlé, também são destaque nas páginas da obra.
“Para fazer um bom filme, existem alguns pré-requisitos, há um tripé que tem que ser considerado: ideia, prazo, verba” … “O ideal é que o tripé seja completo, com as três pernas solidamente posicionadas, mas como essa é uma rara circunstância, é preciso poder contar com ao menos duas delas para que o resultado do job seja minimamente aceitável.” (Memórias de um Cineasta Publicitário, pg.177)
Em uma verdadeira viagem no tempo, Memórias de um Cineasta Publicitário oferece uma visão íntima e sincera do que se passa por trás das grandes produções. O livro e a vida de Wellington Amaral Jr. são fonte de inspiração e conhecimento para estudantes, profissionais da área e curiosos que desejam mergulhar no universo das produtoras de comerciais e filmes publicitários.
Ficha técnica
Título: Memórias de um cineasta publicitário
Autor: Wellington Amaral Jr.
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-262-1
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 400
Preço: R$ 92,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon
Sobre o autor
Publicitário e cineasta por formação, Wellington Amaral Jr. é reconhecido no mercado pelo seu espírito empreendedor e multidisciplinar. Com 18 anos iniciou sua carreira na McCann Erickson na área de atendimento, atuando posteriormente como produtor de rádio e televisão e assistente de direção. Depois de adquirir experiência em produtoras de áudio e vídeo, no Brasil e nos Estados Unidos, assumiu a direção do departamento de Rádio e TV da MPM São Paulo e Rio, onde acumulou o cargo de Diretor Associado de Criação, mesmas funções ocupadas futuramente na ALMAP em São Paulo. Em 1983, fundou a 5.6 Produções, que veio a ser a maior produtora de comerciais do Brasil. Com cerca de 3 mil comerciais em seu currículo de diretor e produtor, conquistou os maiores prêmios da publicidade mundial, Leão de Ouro em Cannes, Clio, Profissional do ano (Globo), Profissional do ano (Caboré), entre outros. Casado com a artista plástica Leslie Amaral, atualmente ocupa-se criando e se divertindo aos teclados de seu computador e de seu piano, dividindo seu tempo entre São Paulo e Paraty onde acumula a função de comandante de sua escuna, Prima Donna.