Uma imersão na riqueza cultural da poesia rimada popular brasileira está prestes a começar com o curso “Na Rima”, ministrado pelo multiartista Antonio Nóbrega, considerado um dos representativos artistas brasileiros que tem a cultura popular brasileira como uma de suas principais referências.

Destinado a poetas, letristas, educadores, compositores, redatores, publicitários, estudantes dos cursos de música e amantes da língua portuguesa, os participantes serão introduzidos à formação e ao desenvolvimento da poesia, explorando tanto aspectos teóricos quanto práticos.

Durante o percurso, serão abordados temas como a gramática do verso popular, incluindo rima, métrica e oração, além das modalidades poéticas presentes na cantoria-de-viola, embolada e literatura de cordel, tais como quadra, sextilha, setilha, galope beira-mar, martelo agalopado, entre outras.

Apresentado de forma presencial e com duração de quatro meses, as aulas começam dia 04 de março, todas as segundas-feiras, das 20h às 21h50. O curso será realizado em São Paulo, no Instituto Brincante, e acessível para participantes a partir de 16 anos de idade.

O instituto é um espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país, celebrando a riqueza da cultura nacional e a importância da sua diversidade, proporcionando às pessoas, outro modo de pensar as relações na sociedade contemporânea.

+ Sobre Antonio Nóbrega

Nascido no Recife, Antônio Nóbrega começou seu legado artístico aos oito anos, quando iniciou seus estudos no violino.

Em 1971, o dramaturgo Ariano Suassuna o convidou para integrar o Quinteto Armorial, dando início a uma amizade de vida e arte. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música.

Entre suas produções estão “Brincante”, “Segundas Histórias”, “O Marco do Meio Dia”, “Figural”, “Na Pancada do Ganzá”, “Madeira Que Cupim Não Rói”, “Pernambuco Falando para o Mundo”, “Lunário Perpétuo”, “Nove de Fevereiro”, “Naturalmente”, “Húmus”, “Recital para Ariano”, “Semba”, “Rima”, entre outros.

Seu talento e originalidade foram reconhecidos com inúmeros prêmios, incluindo o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe e Conrado Wessel, além da distinção do Governador do Estado de São Paulo.

Com uma carreira sólida, o artista já se apresentou em diversas partes do Brasil e em outros países, levando consigo a riqueza e a diversidade da cultura brasileira.

Antônio Nóbrega ainda é cofundador, junto com sua esposa Rosane Almeida, do Instituto Brincante, em São Paulo, criado em novembro de 1992. O Instituto visa preservar e disseminar as tradições culturais brasileiras por meio de cursos, oficinas e apresentações.

Serviço – Curso “Na Rima – Poesia Popular Brasileira

Local: Instituto Brincante

Data início: 04.03

Endereço: Rua Purpurina, 412 – Vila Madalena

Contato: 11. 3816-0575 | 11. 98794-5200

contato@institutobrincante.org.br