Instituto de Arte Contemporânea (IAC) comemora 25 anos de atividades e oferece aulas online em diálogo com exposição
Fundado em 1997 pela galerista Raquel Arnaud, o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) tem como princípio preservar e disponibilizar para pesquisa uma ampla coleção de documentos relacionados à trajetória e à obra de artistas visuais e arquitetos brasileiros. Em comemoração aos 25 anos de atividades em 2022, o instituto promove no mês de outubro uma série de eventos entre aulas, exposições e encontros diversos.
Em razão da essência e conceito-base do IAC – a contemporaneidade –, a mostra Diálogos contemporâneos: Marilá, Willys, Lothar foi inaugurada em agosto e fica em cartaz até 26 de novembro. Com curadoria assinada por Giancarlo Hannud, a exposição propõe uma interlocução entre a obra da artista mineira Marilá Dardot (radicada no México), com os arquivos, estudos e obras dos artistas Willys de Castro (Uberlândia, 1926 – São Paulo, 1988), brasileiro, e Lothar Charoux (Viena, 1912 – São Paulo, 1987), austro-brasileiro. Reúne 70 itens entre pinturas, cartas, anotações, objetos, aquarelas, colagens, documentos, poemas, entre outros.
Em diálogo com a exposição, o Instituto promove aulas abertas gratuitas sobre os artistas já citados, Willys de Castro e Lothar Charoux, ministradas pelos professores e pesquisadores Roberto Conduru e João Spinelli. A apresentação será feita pela Diretora Técnica do IAC, Marilucia Bottallo. A intenção é ampliar a visibilidade sobre os artistas, figuras relevantes para as artes visuais do país, provocando novas discussões e trazendo-os à tona para o conhecimento das novas gerações.
AULAS ABERTAS E GRATUITAS | Via Zoom:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerLbs9jIGrfmro3MsslvYL38qPEsEcCRfbGYORzxO7ETV-7w/viewform