Por Adriano Almeida

No cenário corporativo em constante transformação, a essência da liderança eficaz vai muito além de títulos e cargos. De acordo com uma pesquisa da Gallup, líderes podem influenciar em até 70% o engajamento das pessoas colaboradoras, o que ressalta a importância de gestores que não apenas comandem, mas que também inspirem e motivem seus times.

O papel do líder é fundamental na criação de um ambiente que estimule o crescimento pessoal e profissional. Como líderes, somos colocados em uma posição desafiadora. Mas quando demonstramos comprometimento, responsabilidade e paixão, esses valores se refletem nas equipes, o que gera um ambiente de confiança, colaboração e alta performance.

Para aqueles que ocupam essa posição de liderança, reuni cinco estratégias práticas para que a liderança, além de uma posição, possa ser exemplo e inspiração para impactar positivamente as equipes.

Fortaleça a cultura organizacional

Uma das principais formas de influência das lideranças está na construção de uma cultura organizacional sólida. Uma equipe tende a reproduzir as atitudes e comportamentos de seus líderes, o que promove um ambiente mais ético, colaborativo e proativo.

Empresas não vendem apenas produtos ou serviços para o mercado. Internamente, elas também precisam “vender” algo para seus colaboradores: a cultura. E essa cultura é fortemente moldada pelos exemplos das lideranças. Ao reforçar comportamentos positivos, os líderes criam um ambiente onde todos se sentem valorizados e motivados a buscar resultados diferenciados.

Estimule o engajamento das equipes

Líderes que se envolvem no dia a dia das organizações e demonstram comprometimento inspiram suas equipes a se dedicarem mais. O que a liderança faz, como age, as respostas que dá, tudo pode servir de modelo para as pessoas colaboradoras, que, ao verem esse exemplo, se sentem encorajadas a atingir seu potencial máximo.

Invista no desenvolvimento de talentos

As lideranças que investem em seu próprio desenvolvimento incentivam suas equipes a fazerem o mesmo. Este movimento pode ser um grande diferencial até mesmo para os membros mais experientes dos times, que também possuem suas próprias inseguranças e desafios.

Reconhecer as vulnerabilidades e estar disposto a aprender é um ato poderoso de liderança. Isso cria um ciclo positivo de aprimoramento contínuo, onde tanto líderes quanto os times saem ganhando, o que promove um ambiente de aprendizado constante.

Demonstre resiliência e adaptação

Mostrar resiliência em momentos desafiadores é outro ponto que ajuda a fomentar o respeito e inspirar as equipes. Times que veem suas lideranças enfrentando dificuldades com coragem e adaptabilidade tendem a responder de maneira semelhante.

Essa habilidade começa quando a pessoa neste cargo de gestão enxerga a importância de ser intencional nas suas ações. Não se trata apenas de delegar tarefas, mas de reconhecer oportunidades de melhoria e aprender com a sua equipe. Esse exemplo prepara o time para enfrentar adversidades futuras com mais confiança.

Promova um ambiente de segurança psicológica

Líderes transparentes e autênticos criam um ambiente de segurança psicológica, onde as pessoas sentem que podem se expressar livremente, sem medo de represálias. Isso fortalece a comunicação, gera confiança mútua e promove a inovação.

Uma liderança que demonstra empatia e presença molda comportamentos positivos e conquista a confiança de seus liderados. Ao ser um exemplo prático de integridade, o líder dissemina uma cultura de responsabilidade e engajamento, onde o time se sente valorizado e motivado a dar o seu melhor.

Um bom exemplo de liderança pode transformar o ambiente de trabalho, elevar o desempenho das equipes e promover um crescimento sustentável para a organização. Ao adotar essas práticas, líderes criam um legado que vai além dos resultados imediatos, impactando positivamente a vida profissional e pessoal das pessoas colaboradoras.

*Adriano Almeida é líder  da Alura Para Empresas, unidade de negócios da Alura, maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil, que apoia e impulsiona organizações com soluções de desenvolvimento de pessoas em tecnologia.