Poucos teriam a coragem de dizer em público que simpatizaram com Cecília, protagonista do excelente livro “A Pediatra”, de Andréa del Fuego. Lançado em 2021 pela Companhia das Letras, o romance é narrado pela própria personagem: uma pediatra que não gosta de crianças, tem horror aos métodos do “parto humanizado” e possui especial repúdio pelas doulas.

Apesar de tudo isso, em entrevista, a autora afirmou ter recebido diversas mensagens de pessoas que se identificaram com Cecília, suas dores, frustrações e amarguras. O que ajuda também a nos aproximarmos de alguém tão miserável é que conhecemos o mundo a partir do seu olhar. Todos os eventos e personagens nos são apresentados a partir dela, a pediatra.

A relação com o pai, a empregada, o segurança da pizzaria e o amante (e o ponto alto: o filho do amante) é explorada com muita sagacidade e humor ácido pela autora.

Cecília é neonatologista, especialista em cuidar do bebê em seus primeiros momentos de vida fora do útero, quando está em total desamparo. Aí que está a ironia da história: Cecília é peça fundamental para que a vida vingue. E ela faz vingar.

É preciso ter coragem. Vamos lá: eu adorei conhecer a Cecília. Achei uma personagem fascinante. Pronto. Falei.

Livraria Macondo – Rua Monsenhor José Antonio Teixeira (antiga rua São João), 25, loja A, subsolo,  no Centro de Nova Friburgo.