“Luxúria” faz jus ao título: é provocante e sedutor. Edie é uma jovem negra que se torna amante de um homem casado e desenvolve uma relação complexa com a esposa e a filha adotiva do casal, também negra. A personagem narradora não é heroína, nem vilã. Tem muita consciência de onde vem, mas ainda não sabe muito bem para onde ir. Nós somos jogados nesse conflito.

Ao longo do romance, conhecemos a infância e adolescência de Edie, marcados por um pai galanteador e pseudorreligioso, uma mãe dependente química e suicida. As questões de raça, gênero e classe aparecem de forma sutil ou direta, mas nunca panfletária. O teor literário não está a serviço das questões políticas, mas é atravessado por elas.

“Luxúria” é o livro de estreia de Raven Leilani. Aclamado pela crítica, recebeu diversos prêmios e foi eleito um dos melhores livros de 2020 por jornais como The New York Times, The Guardian e Los Angeles Times. Mais do que merecido!

Livraria Macondo – Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga Rua São João), 25, loja A, subsolo,  no Centro de Nova Friburgo.