Divulgação

No sábado, 2, às 20h, a Cidade das Artes, na Barra, recebe Maíra Freitas e Jazz das Minas. O sexteto apresenta o show que celebra a música preta com canções autorais e releituras de clássicos interpretados por Nina Simone, Elza Soares, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Milton Nascimento.

Maíra montou a banda em 2019 quando foi convidada a participar do festival Jazzing em Angola. “Foi a oportunidade de colocar em prática a ideia que eu já vinha falando há algum tempo ‘que o mercado da música é muito masculino’, e isso tem muito a ver com as oportunidades que são dadas às mulheres. Certa vez eu ouvi de um empresário que por estar grávida eu ficaria uns dois anos sem trabalhar e eu grávida fiz turnê com Gilberto Gil”.

Inicialmente a Jazz das Minas era um quarteto com bateria, teclado, violão 7 cordas e baixo acústico  que veio ganhando corpo e suíngue com incrementação de percussão, sax, flauta e vozes.

Em 2021 a banda participou do festival Sesc Jazz em São Paulo com ingressos esgotados, excelentes críticas e em 2022 sacudiu a plateia da FLUP-Festa Literária das Periferias no Museu de Arte do Rio.