Reprodução

Na última sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, através da secretária da pasta, Vívian de Assis, participou de uma reunião virtual com os integrantes do Reciclotron, ligados à Universidade Federal Fluminense – UFF, para debater sobre as atividades ambientais no município e o tema da gestão de resíduos sólidos em geral, em especial sobre os resíduos eletrônicos.

O Reciclotron é uma startup de impacto socioambiental, que desenvolveu um aplicativo para difusão da cultura da sustentabilidade, estabelecendo um ecossistema para o consumo consciente, a reciclagem de resíduos eletrônicos e a inclusão digital. Esse tipo de atividade é importante para o cumprimento do Decreto nº 10.240, de 12 de fevereiro de 2020, que define normas para a implementação de sistema de logística reversa obrigatória de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.

O professor Claudio Fernandes, coordenador da Agência de Inovação do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF, explica que o Reciclotron é fruto de longo trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação para enfrentar o desafio de aumentar a prática de reciclagem do lixo eletrônico.  “A taxa de menos de 3% de reciclagem no Brasil, representa um desperdício de R$12 bilhões por ano em insumos, e um grave risco para a saúde e o ambiente. Acolher iniciativas de jovens estudantes e nutrir a jornada empreendedora construindo parcerias com o poder público e a iniciativa privada é uma parte fundamental do compromisso da UFF com a região”.

A iniciativa possui 24 reciclopontos na cidade, sendo 20 pontos de coletas de pilhas, baterias, celulares e fios e quatro pontos em formato de caixotes capazes de recolher resíduos maiores. Ao acessar o aplicativo, o usuário localiza os ecopontos, escaneia o QR Code que está no ecoponto e registra seus produtos que podem ser convertidos em pontos a serem utilizados na rede de parceiros ou até em doações para instituições sociais.

“O Reciclotron é um projeto inovador que utiliza ferramentas como a gameficação em suas atividades, que vai além da coleta de resíduos ao focar na transformação da cultura sobre a gestão de resíduos. Apenas com a soma de esforços da comunidade, sociedade civil, empresários e poder público poderemos promover o desenvolvimento sustentável na cidade de Nova Friburgo” – destacou a secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian de Assis.