Reprodução.

Cantor, compositor e violonista, Moraes Moreira teve uma trajetória de sucesso com canções marcantes ao longo da carreira e uma delas foi “Festa do interior”, uma parceria com Abel Silva. Essa foi a música mais tocada no Brasil de autoria do artista nos últimos 10 anos e também a mais gravada.

Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) em homenagem a Moraes Moreira, que completaria 75 anos, na última sexta-feira, 8. O artista nos deixou em abril de 2020. 

No ranking das músicas de Moraes Moreira mais tocadas no país, entre 2012 e 2022, também fizeram parte do top 5 “Palavras ao vento”, “Eu também quero beijar”, “Chame gente” e “Preta pretinha”.

Com 623 músicas e 659 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, Moraes Moreira continua a ter seus direitos autorais de execução pública garantidos, mesmo após a sua partida. Conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98), os seus herdeiros receberão os seus rendimentos por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias).

Nos últimos 10 anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública das músicas do artista foi proveniente dos segmentos de TVs, Shows e Rádio, que corresponderam a quase de 75% do que foi destinado a ele.