Dona Nilza e sua filha Jô./ Acervo

Dia 06 de maio de 2022 foi de centenário para a querida Nilza Pereira, viúva do admirado e reverenciado Otávio Pereira Junior, o Otávio Líder Negro.

Dona Nilza celebrou seus 100 anos com uma lucidez de causar inveja. Mãe de sete filhos (Neuza Pereira Nunes; Otávio Pereira  Netto; Carlos Roberto Pereira; Jorge Luis  Pereira; Sueli dos Santos Pereira;  a enteada Maria Nelia  Pereira da Silva, que faleceu  em 2021, aos 84 anos) e da querida amiga Maria Jovelina Pereira  Ennes (Jô), tem 19 netos,  17 bisnetos e  6 tataranetos.

Entre os netos, está o escritor Carlos Eduardo Pereira, um dos mais destacados autores brasileiros da atualidade.

Dona Nilza é testemunha de muitas histórias e transformações da Nova Friburgo em que viveu , ao lado de seu marido Otávio Pereira Junior, falecido nos anos de 1950.  Ferroviário, fundou um grêmio chamado “O Grito da Mocidade”, no intuito de atender aos jovens pretos que não tinham acesso à entrada em clubes onde os brancos frequentavam. Era um visionário! Ator e dramaturgo, poeta e letrista, escrevia peças teatrais, organizava ranchos e blocos carnavalescos, promovia espetáculos e oferecia espaço a jovens talentos artísticos da cidade. E Dona Nilza estava lá! Sempre ao seu lado.

Querida por onde passa, festejada e reverenciada por sua alegria, Dona Nilza, moradora do Perissê, torcedora, é claro, da Unidos da Saudade,  lutou bravamente para educar e formar todos os seus filhos para conseguirem cursar uma faculdade. Exemplo de resistência, de preta, mãe e mulher! Viva Dona Nilza! Uma friburguense que merece festa!