Nível de produção das indústrias do Centro-Norte Fluminense registra recorde em setembro, aponta Firjan
Após resultados positivos e contratações, empresários da indústria estão otimistas com melhoria dos negócios nos próximos meses
A atividade produtiva das indústrias do Centro-Norte Fluminense bateu recorde de produção em setembro, conforme mostra a Sondagem Industrial divulgada pela Firjan ontem , 29. O indicador de nível de produção, que mostra o desempenho da indústria, alcançou 67,7 pontos — maior valor da série. As empresas da região já vinham apresentando resultados positivos desde julho, após intensa queda nos meses de maior impacto da pandemia da Covid-19.
O resultado do trimestre influenciou positivamente o indicador de número de empregados, que também registrou em setembro sua máxima histórica (56,6 pontos). Com isso, a utilização da capacidade instalada chegou a 72%, acima da média de 67,4%. O nível de estoques de produtos finais teve 41,7 pontos e ficou abaixo do planejado pelos empresários para o mês (42,7).
Neste contexto, as empresas registraram melhoras significativas na situação financeira (42,4) e na margem de lucro (41,7), colocando os resultados acima da média regional, mas ainda abaixo do ideal. O acesso ao crédito (32,5 pontos) segue sendo um problema na visão dos empresários, mesmo com avanço de 17,5 pontos no indicador de um trimestre para outro.
O cenário faz com que os empresários superem o pessimismo visto no primeiro trimestre de 2020 e, planejem melhores momentos para a indústria no fim do ano e início de 2021. Eles acreditam na contratação de empregados (57,6), como reflexo do aumento da demanda por produtos (62,9), da compra de matéria-prima (65,2) e da retomada das exportações (53,6). Porém, incerteza com o quadro político e econômico brasileiro e no avanço do novo coronavírus, devem limitar novos investimentos (43,9).
________________
A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras indústria. A pesquisa foi realizada com empresas dos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes. O documento completo está disponível no endereço http://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-industrial-do-rio-de-janeiro.htm