O Educandário Miosótis de Nova Friburgo sediará em nível nacional, de 3 a 8 de novembro, a 9ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – OMCPLP.

O evento terá a participação de jovens estudantes de até 18 anos, selecionados em etapas anteriores, representando os oito países de Língua Portuguesa, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Quatro alunos de cada país disputam as premiações e o Miosótis tem um dos únicos brasileiros selecionados, o estudante da 1ª Série do Ensino Médio, Pedro Lengruber Lack.

O friburguense Pedro Lengruber Lack, representando o Brasil

A OMCPLP teve início em julho de 2011, em Coimbra – Portugal e é uma competição entre jovens estudantes  cujos objetivos são a melhoria da qualidade do ensino e a descoberta de talentos em matemática, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico; a criação de uma oportunidade para a troca de experiências educacionais internacionais; e a união e cooperação entre os países lusófonos para a criação de instrumentos que permitam a competição de alunos numa olimpíada internacional, classificados após disputas nacionais.

O Brasil, além do friburguense Pedro Lengruber Lack de 15 anos, conta com a participação de  Davi Gabriel Bandeira Coutinho e Caio Hermano Maia de Oliveira, de Fortaleza-CE  e Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro-RJ.