Nova Friburgo é a 2ª cidade mais inteligente do Estado do Rio na área de Meio Ambiente e a 5ª mais inteligente do Brasil, segundo o ranking Connected Smart Cities 2019

Cerca de 100 estudantes, ambientalistas, empreendedores e gestores públicos participaram do I Encontro do Ecossistema de Bioeconomia de Nova Friburgo e região (BIOFRIBURGO), realizado na última quarta-feira, 02, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF).

Promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, SEBRAE, Instituto Pindorama e a própria ACIANF, entre outros parceiros, o I BIOFRIBURGO foi idealizado a partir das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo InovaFri (Ecossistema de Inovação de Nova Friburgo). Os principais objetivos do evento consistiram em fomentar empreendimentos que contribuam para a mitigação de danos à natureza e a promoção da sustentabilidade, bem como ampliar a visibilidade do setor, fortalecer redes de contatos e identificar possibilidades de parcerias estratégicas.

Marcelo Verly – Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Prof. Doutor Marcelo Verly, secretário municipal de ciência, tecnologia e inovação, fez o anúncio oficial dos resultados do ranking Connected Smart Cities 2019, divulgados recentemente em evento realizado pela consultoria Urban Systems, com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, qualificando e ranqueando as cidades mais inteligentes e conectadas do país. Baseado em 11 eixos temáticos, dentre eles educação, segurança, meio ambiente e mobilidade urbana, entre outros, o ranking contempla todas as cidades do país com mais de 50 mil habitantes. Informações adicionais podem ser obtidas através do link www.connectedsmartcities.com.br.

E foi exatamente no quesito Meio Ambiente, tema do I BIOFRIBURGO, que a cidade recebeu sua melhor avaliação, sendo classificada como a 2ª mais inteligente do Estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para Niterói, e a 5ª mais inteligente do Brasil. Importante ressaltar que dentre as cidades médias, entre 100 e 500 mil habitantes, Nova Friburgo se posiciona como a 1ª do ranking no Estado e a 3ª do Brasil. A pesquisa prioriza indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, recuperação de resíduos sólidos e monitoramento de áreas de risco.