Braço direito do arcebispo Dom José Francisco, que comanda 86 paróquias até Búzios, o bispo auxiliar de Niterói, Luiz Antônio Lopes Ricci, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo de Nova Friburgo, na Região Serrana fluminense. Ele vai tomar posse no dia 4 de julho, em substituição a Dom Paulo Antônio de Conto.

Bispo auxiliar de Niterói desde julho de 2017, Dom Luiz Ricci é natural de Bauru – SP, nasceu em 16 de maio de 1966. Ordenado Diácono em 26 de dezembro de 1996 e sacerdote em 10 de julho de 1997, cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambos em Marília – SP, Centros de Formação da Província Eclesiástica de Botucatu.

Possui Mestrado e Doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – Accademia Alfonsiana, de Roma. Fez pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, cuja pesquisa acaba de ser publicada pela Editora Paulus, com o título “Morte Social: Mistanásia e Bioética”. É vice-líder do grupo de pesquisa “bioética e direito” do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Foi Reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (2000 -2004) e Diretor Executivo da Faculdade João Paulo II.

Foi pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cabrália Paulista, administrador da Paróquia de Santa Teresinha, em Paulistânia e pároco da Paróquia Santa Maria, em Piratininga. Também foi Coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e Vigário Geral da Diocese de Bauru.