O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sesc RJ vão realizar na noite desta quinta-feira, 2, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente à Catedral de São João Batista, a abertura oficial do Natal em Nova Friburgo. A inauguração do projeto contará com concerto da banda Euterpe Friburguense e Solistas, às 18 horas, antecedendo o acendimento da árvore de Natal montada no local, às 19 horas. Serão ligados, simultaneamente, os demais equipamentos instalados na Avenida Alberto Braune e na Praça Getúlio Vargas.

A programação musical se concentrará na Praça Dermeval Barbosa Moreira. As apresentações ficarão a cargo da Advent Dança Alemã, na sexta-feira, 3, às 18 horas; do Coro e Grupo Instrumental Arautos do Evangelho, de São Paulo, no sábado, 4, às 19 horas; e do Studio 3 Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo, no domingo, 5, às 18 horas.

O maestro Fernando Maia mostrará o trabalho com seu coral no dia 11, sábado, às 18 horas. Haverá exibições do coro e da orquestra da Universidade Católica de Petrópolis no domingo, 12, às 20 horas, e da Banda Campesina Friburguense no sábado seguinte, 18, às 18 horas. Os grupos de folias de reis ocuparão a praça nos dias 12, às 10 horas e às 14 horas; 19, às 10 horas, 12 horas e 14 horas; e 24, às 16 horas.

Irão compor programação itinerante seis cortejos brincantes com a Cia. Arteira, que acontecerão na Avenida Alberto Braune, no dia 18, às 11 horas e às 14 horas, e no dia 22, às 11 horas; em Olaria, no dia 21, às 11 horas; e em Conselheiro Paulino, no mesmo dia 21, às 14 horas. Participarão ainda o grupo Engenhoca Poética e Poesia Visual e Musical com Sanfona, que atravessará a Avenida Alberto Braune e a Praça Getúlio Vargas nos dias 11, 17, 18, 21 e 22, às 15 horas, e a banda Alegria Serrana, que animará Olaria no dia 04, o Centro no dia 11, e Conselheiro Paulino no dia 18, sempre às 11 horas.

 “Queremos criar o clima de Natal na cidade, levantar o astral de moradores e turistas. Esperamos que esse movimento contribua para incrementar as vendas do nosso comércio e melhorar o desempenho da nossa economia, de modo a favorecer o município”, acrescenta Braulio Rezende,  presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.