Foto : Reprodução

O ator Joaquim Lopes postou nesta quarta-feira, 27, um vídeo no Instagram onde conta que parou de fumar após 15 anos de tabagismo. Na publicação, ele faz referência ao Dia Mundial Sem Tabaco, que será celebrado no próximo domingo, dia 31, e diz que a data pode inspirar outras pessoas a largarem o cigarro também.

“Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco e eu resolvi falar sobre isso porque eu consegui parar de fumar depois de 15 anos. Eu escolhi parar, na verdade” – explica o ator.

Segundo Joaquim, o atual momento, com a pandemia de Covid-19 e isolamento social, tem causado nele um sentimento de reflexão e de preocupação na forma como as pessoas estão passando por tudo isso. E essa foi uma das razões para ele abrir esse debate e tentar ajudar mais pessoas. O ator, inclusive, pede que as pessoas mandem relatos, contando suas histórias com o cigarro.

 – Nesses últimos meses eu tenho pensado muito em como a gente vai sair dessa pandemia em termos de saúde, de cabeça, de comportamento. Quero ouvir a história de vocês também. Mandem pra mim um texto, um vídeo, um áudio contando a história de vocês, pra gente abrir esse diálogo. Quem sabe assim, a gente consiga ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação e mostrar que não é um bicho de sete cabeças. É difícil? É. Mas também pode ser fácil. Então vamos conversar sobre isso, sem tabu, sem reserva. Estou aqui abrindo esse espaço para que a gente ajude a melhorar a vida de todo mundo – disse ele no vídeo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que o cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo 7 milhões de mortes diretas e cerca de 1,2 milhão por exposição à fumaça do cigarro (fumo passivo). Ainda segundo OMS, aproximadamente 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda, o que contribui ainda mais para as doenças e mortes causadas pelo tabagismo. Em 2019, a OMS apontou o Brasil como uma dos primeiros países do mundo a alcançar o mais alto nível das seis medidas de controle do tabaco preconizadas pelo órgão.