O primeiro livro infantil do jovem friburguense Thales Amaral, intitulado “Juju chuchu”, conta a aventura de uma menina curiosa pelo universo das palavras. Ao ouvir o chamado da tia: “Juju, meu chuchu, venha almoçar!”, as dúvidas pipocam na cabeça da criança. Será que a tia achava Juju parecida com um chuchu? Nunca tinha conhecido ninguém verde ou que tivesse cara de legume.

Ao longo da obra, o escritor trabalha o conceito de polissemia, de forma lúdica e divertida, utilizando também como exemplos a manga (fruta e da roupa) e a laranja (cor e fruta). A proposta é facilitar a assimilação dos pequenos e introduzir com didatismo a ideia de que uma mesma palavra pode ter mais de um significado, o que, por vezes, se revela complicado de explicar aos menores.

Para elaborar a história, Thales destaca ter levado em consideração o fato de que a criança é muito crítica, gosta de fazer perguntas e desenvolver conclusões a partir daquilo que conhece ou que lhe é explicado. Dessa forma, desenvolveu o livro com uma personagem bastante “perguntadeira”, assim como se recorda de ter sido em sua infância.

O livro é destinado ao público dos seis aos onze anos, e o lançamento está sendo realizado virtualmente por meio da página no Instagram @escritorthalesamaral. Por meio das lives permitidas pela plataforma, Thales conversa com professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais que trabalham diretamente com o segmento infantil, desenvolvendo temas associados ao livro. O conteúdo também pode ser acessado no Facebook “Escritor Thales Amaral”.

O escritor Thales Amaral (Foto: Divulgação)

Thales é autor de outros quatro livros: os romances “Linhas tortas – Identidade”, “Universo vermelho” e as comédias adolescentes “Falsiane.com” e “Crush.com”. Thales Amaral tem 23 anos, é advogado, friburguense, membro do Anexo Jovem da Academia Friburguense de Letras e criador da Primeira Feira Cultural de Nova Friburgo “Cultura e Arte por toda parte”.