Questões como exploração de menores e tráfico de órgãos desenrolam-se ao longo da narrativa.

Foto: Ana Franco

O assassinato de uma adolescente nas areias do Posto 6 em Copacabana quebra a tranquilidade daquele bucólico local. O crime, que tinha de tudo para ser perfeito, é testemunhado por um casal de moradores, peças-chave para solucionar aquele mistério.

Ao longo da busca por respostas, tramas variadas se desenrolam, como a da jornalista Rosa, moça de origem humilde que se esforça para mudar seu destino através dos estudos; Antônia, vítima de violência doméstica que precisou oferecer a primogênita para a prostituição para conseguir botar comida na mesa de casa; Pascoal, detetive que jamais esqueceu seu grande amor do passado; e muitos outros.

Em meio à trama policial, problemas sociais ganham espaço, trazendo a assinatura do escritor Mauro Franco para o título, seu terceiro romance. Questões como exploração de menores e tráfico de órgãos desenrolam-se ao longo da narrativa, pincelada com influências de religiões de origem africana, homenageadas em breves citações; e que também destaca a rotina dos marimbás, os profissionais que vivem da pesca, e o dia a dia da colônia dos pescadores de Copacabana, com recortes de momentos como a chegada dos barcos após a pesca e até algumas histórias de pescador, que não podiam ficar de fora.

A obra traz uma reflexão sobre problemas sociais enfrentados pelas famílias desestruturadas. É um projeto literário que teve como escopo o princípio do ano 2000, numa época em que o desaparecimento de crianças e adolescentes assustava em demasia a sociedade. Um pouco antes, na década de 90, a novela de Glória Perez “Explode Coração” trouxe à tona o tema e, mostrando diariamente fotos de crianças desaparecidas, ajudou no encontro de mais de 70 jovens.

O prefácio foi escrito pela presidente da Academia Nacional de Letras e Artes, Dra. Lúcia Regina de Lucena. A capa, uma verdadeira obra de arte, é uma composição do artista plástico Cassimiro e do designer gráfico André Dorigo.

SOBRE O AUTOR

Mauro Franco é jornalista e turismólogo, editor dos jornais Posto Seis, de Copacabana (RJ), e VIA, também da Zona Sul do Rio. O autor é grande incentivador das artes plásticas, tendo realizado exposições de datas comemorativas da cidade, entre outras celebrações. Por sua contribuição às artes, recebeu reconhecimento de vários órgãos, inclusive em Portugal. Participa ativamente de movimento sociais cariocas, sendo agraciado pela cidade do Rio de Janeiro com o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. É membro da Academia Brasileira de Belas Artes e da Académie de Lettres e Arts Luso-Suísse.

Outros títulos: Conversa de Botequim – Crônicas do Barão do Posto 6; Rio Turístico; Tempo Incerto; Tempo Incerto 2 – Não Faça Isso.

SERVIÇO:

Marimbás do Posto 6 – ISBN: 978-65-00-03088-4

Edição impressa por demanda através do Clube de Autores – www.clubedeautores.com.br

Edição digital pela Amazon – www.amazon.com.br

Contato com o autor: maurofrancooficial@gmail.com

Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Gurgel – (21) 99999-9263 – mfgurgel.assessoria@gmail.com