O psicólogo Christian Dunker e o escritor Marcelino Freire são presenças confirmadas no Navegar é Preciso 2024
O psicólogo Christian Dunker e o escritor Marcelino Freire são presenças confirmadas na 12ª edição do Navegar é Preciso, que também conta com a participação dos escritores Itamar Vieira Junior, Tati Bernardi e Jarid Arraes e da cantora Mônica Salmaso. A experiência eco literária organizada pela Livraria da Vila, em parceria com a Auroraeco Viagens, acontecerá de 29 de abril a 03 de maio de 2024, sobre as águas no rio Negro, na Amazônia, a bordo do navio Iberostar Grand Amazon.
Durante o Navegar é Preciso, nome em homenagem ao poema de Fernando Pessoa, os viajantes visitarão a região do Arquipélago de Anavilhanas, onde participarão de conversas e debates, e assistirão a shows musicais exclusivos, além de desfrutar de passeios para conhecer a natureza e se conectar com a população ribeirinha.
“A jornada pelo Rio Negro cria uma atmosfera de contemplação para falar sobre literatura e a vida, proporcionando ao navegante um reencontro de si, imergindo nas histórias contadas em meio as rodas de literatura”, ressalta Samuel Seibel, presidente da Livraria da Vila.
Na viagem, discussões literárias fomentam boas conversas, cercadas pela natureza deslumbrante da floresta amazônica. Serão realizados dois encontros por dia, um na parte da manhã e outro à tarde. No tempo livre, entre as palestras, estão programadas diversas atividades pela região. Entre as dinâmicas previstas há trilhas, banhos de rio, observação da fauna noturna, além do privilégio de contemplar as estrelas do céu amazônico e passeios de lancha pelos igarapés e igapós do Rio Negro.
“São cinco dias a bordo de um confortável barco sobre as águas do Rio Negro, onde a natureza é um espetáculo à parte. E, como toda boa narrativa tem um final marcante, o Navegar é Preciso tem seu encerramento no local onde se dá o encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões”, ressalta Guilherme Padilha, da Auroraeco Viagens.
Quem é quem no evento
Conheça os convidados da 12ª edição do “Navegar É Preciso”, em 2024:
Christian Dunker – O escritor paulistano é psicanalista, professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP e pós-doutor pela Manchester Metropolitan University. Analista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, duas vezes agraciado com o Prêmio Jabuti, articulista da Boitempo e da UOL-Tilt, Youtuber, ele coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Dunker é autor de mais de 100 artigos científicos, professor convidado em mais de 15 países e tem 11 livros publicados, entre eles: “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Zagodoni, 2012), Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015), Transformações da Intimidade (Ubu, 2017), O Palhaço e o Psicanalista (Planeta, 2018), “Paixão da Ignorância” (Contracorrente, 2020), “Biografia da Depressão” (Paidós, 2021), “Lacan e a Democracia (Boitempo, 2022).
–
Marcelino Freire – Nascido em Sertânia, Pernambuco, o escritor é conhecido por suas obras, constantemente adaptadas para o teatro. Entre elas, “Hospital da Gente”, encenada pelo grupo Clariô de Teatro; “Nossos Ossos”, pela Companhia da Revista; e “Angu de Sangue”, pelo coletivo Angu de Teatro; além do texto original “Agropeça”, criada para o Teatro da Vertigem, em 2023. Marcelino também é professor de oficinas de criação literária e produtor cultural, sendo o idealizador e curador do evento Balada Literária. Foi vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), que teve edições publicadas na Argentina e no México. Recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo romance “Nossos Ossos” (Editora Record, 2013), livro publicado em Portugal, Argentina e França. Em 2021, a editora José Olympio lançou “Seleta”, com os contos preferidos do autor. Este ano, Marcelino irá lançar, pela mesma editora, seu segundo romance: “Escalavra”, previsto para o segundo semestre.
–
Itamar Vieira Junior – O escritor baiano fez sua estreia na literatura em 2012, com o livro de contos “Dias”, vencedor do XI Prêmio Projeto de Arte e Cultura (Bahia). Em 2017, lançou “A oração do carrasco”, finalista do Prêmio Jabuti do ano seguinte (categoria conto), segundo lugar no Prêmio Bunkyo de Literatura 2018 e vencedor do Prêmio Humberto de Campos da União Brasileira de Escritores (Seção Rio de Janeiro). Mas foi com “Torto Arado” (2018, editora Todavia), vencedor do prestigioso Prêmio LeYa (Portugal) e com mais de 700 exemplares vendidos no Brasil, que se tornou mais conhecido pelo público. Mais recentemente lançou “Doramar ou a Odisseia: Histórias” (2021) e “Salvar o Fogo” (2023), ambos pela editora Todavia.
–
Jarid Arraes – A escritora, cordelista e poeta nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), é autora do romance “Corpo desfeito” e do premiado “Redemoinho em dia quente”, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional, do APCA de Literatura na Categoria Contos, e finalista do Prêmio Jabuti. Jarid também é autora do livro de poemas “Um buraco com meu nome”, da coletânea “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis” e de “As Lendas de Dandara”. Atualmente, vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres e tem mais de 70 títulos publicados em Literatura de Cordel.
–
Mônica Salmaso – A renomada cantora iniciou sua carreira na peça “O Concílio do Amor”, em 1989. Em 1995, gravou o disco “Afro-Sambas”. Seu quarto CD, “Iaiá”, nasceu em 2004, seguido por “Noites de Gala, Samba na Rua”, de 2007, com músicas de Chico Buarque. Com o CD “Alma Lírica Brasileira”, com Teco Cardoso e Nelson Ayres, lançado pela Biscoito Fino em 2011, recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora. Seu CD, “Corpo de Baile” (2014), com músicas de Guinga e Paulo César Pinheiro, recebeu quatro indicações para o Prêmio da Música Brasileira. Em 2017, seu o álbum “Caipira” ganhou elogios da crítica especializada e venceu Melhor Álbum e Melhor Cantora na Categoria Regional do 290 Prêmio de Música Brasileira. Em 2019, lançou o CD gravado na turnê pelo Japão com o Guinga. E entre o segundo semestre de 2022 a meados de 2023 participou como convidada de Chico Buarque da turnê “Que Tal Um Samba?”.
–
Tati Bernardi – A paulistana é escritora, roteirista de cinema e de televisão, apresentadora, colunista, resenhista de literatura, podcaster, videocaster, dramaturga e redatora. Tem oito livros publicados, sendo os três últimos pela Companhia das Letras. É cronista da “Folha de S.Paulo”, videocaster de dois programas de grande audiência no “Uol” e faz formação em psicanálise. Além disso, é formada em marketing e possui uma infinidade de cursos de pós-graduação em roteiro, cinema, literatura e psicanálise.
Para mais informações e programação completa acesse https://www.navegarepreciso.org/.