Reprodução.

“O Quinto dos Infernos”, escrita por Carlos Lombardi e dirigida por Wolf Maya, retrata de uma maneira bem-humorada a família real portuguesa e os bastidores políticos do país na Independência do Brasil. A trama ganha reprise, a partir desta segunda-feira,  30, no canal Viva, às 19h30. 

Com Marcos Pasquim no papel de Dom Pedro I, Betty Lago como Carlota Joaquina e André Mattos como Dom João VI, a trama começa em 1785 com a chegada de Carlota Joaquina em Portugal e passa por diversos momentos históricos como a chegada da família real no país, o início do Império no Brasil e a guerra civil em Portugal entre os irmãos Pedro e Miguel (Caco Ciocler).

Exibida originalmente em 2002 na TV Globo, a minissérie teve locações em Paraty, no Rio de Janeiro, e em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A cenografia foi inspirada em obras do inglês Thomas Ender e dos franceses Debret e Rugendas, com uma extensa pesquisa nos arquivos do Museu Histórico Nacional.

Para escrever “O Quinto dos Infernos”, Carlos Lombardi se baseou em livros que abordam de maneira inovadora o período do Primeiro Reinado, como “O Chalaça”, de José Roberto Torero; “A Imperatriz no Fim do Mundo”, de Ivani Calado; e “As Maluquices do Imperador”, de Paulo Setúbal.