Reprodução.

O Palácio Tiradentes, inaugurado em 1926 e antiga sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), agora vai virar um museu. Localizado no Centro do Rio, o local é repleto de história e já foi sede também da Câmara dos Deputados, do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e da Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (Aleg). O antigo plenário torna-se agora um espaço para shows, visitas turísticas e vai receber uma exposição permanente.

O prédio está passando por uma reforma para dar prosseguimento a um projeto cultural, sendo possível a visitação guiada apenas através de agendamento e com grupos fechados. De acordo com o coordenador do Palácio Tiradentes, Fernando Ebert, as visitas serão realizadas diretamente do plenário, onde os mediadores dão uma aula de história, contextualizando os acontecimentos de uma forma leve e informal.

O Palácio Tiradentes está utilizando o plenário para apresentações de espetáculos musicais, com projetos diversos. Em homenagem a Tiradentes, que dá nome ao prédio, os shows tem como temática a Inconfidência Mineira e a República.

De acordo com Nelson Freitas, diretor de cultura do Palácio Tiradentes, a ideia é apresentar a exposição permanente do museu ainda este ano.

Para os interessados em conhecer as atrações culturais do Palácio, o agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, gratuito, através do site: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=qKSEoXtABUubrdA1bJC4ZQA13Wpf1QZPirUWnSa0rYVUOEZJTVY1WFlTOFU1RU1EWElPT0Y3MFBXUC4u