Rebeca Andrade nos Jogos de Tóquio 2020. Foto: Jonne Roriz/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Estácio assinaram novo contrato na última semana. Assim, a instituição de ensino continuará atuando como Fornecedora Oficial no segmento Educação da entidade esportiva. O acordo prevê a concessão de bolsas de estudo a atletas olímpicos e pan-americanos em atividade e em transição de carreira. O novo contrato tem vigência até o final de 2024. COB e Estácio chegam assim ao terceiro ciclo olímpico deste trabalho em conjunto que já beneficiou diversos atletas com cursos de graduação e pós-graduação.

A universidade, que já formou mais de mil atletas e paratletas e hoje estudam conosco mais de 700, entende que promover a interação entre o esporte e a educação permite que os esportistas tenham condições de se preparar de forma adequada para as competições ao mesmo tempo em que se desenvolvem profissionalmente por meio dos estudos.

O projeto de conceção de bolsas de estudos do COB e Estácio integra o Programa de Carreira do Atleta (PCA), iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação da entidade, que oferece ferramentas para o planejamento e a preparação dos atletas, desde o início da trajetória no alto rendimento até a transição para o mercado de trabalho, seja no alto rendimento e na transição de carreira.

Dentre os nomes que já se beneficiaram da parceria entre COB e Estácio, estão Rafael Buzacarini (judô), Alexander Russo (atletismo), Edson Bindilatti (bobsled), Adriana Aparecida Da Silva (atletismo), Lais Nunes (wrestling) e Rosane dos Santos Reis (levantamento de pesos).

Os atletas devem preencher os seguintes requisitos para pleitearem as bolsas: ser atleta de uma modalidade esportiva que integra o programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020 e Pequim 2022; ter participado como atleta de uma edição adulta dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Pan-americanos; estar vinculado à uma confederação filiada ao COB; atuar no alto rendimento; e ter a indicação de seu treinador ou clube de origem. 

Os atletas selecionados poderão escolher entre os diversos cursos oferecidos pela Estácio, nas modalidades de ensino presencial e a distância, seja na graduação ou pós-graduação.

Outra ação de destaque da parceria entre o COB e a Estácio ocorreu nos Jogos Olímpicos dos Tóquio, quando estudantes de gastronomia da universidade foram para o Japão e atuaram nas cozinhas das bases de apoio do Time Brasil preparando a alimentação dos atletas.