Artistas, produtores e público estão unidos em Nova Friburgo, região serrana do Rio, em prol da reabertura do Centro de Arte, um importante equipamento cultural que conta a história da classe artística da cidade.

O teatro, fechado há 9 anos, desde a tragédia climática de 2011 e as galerias de arte, há 8 anos, quando em 2012 a Fundação Banco do Brasil restaurou a fachada do prédio, e sem previsão de abertura, acabou suscitando o movimento #voltacentrodearte.

A agitadora cultural e jornalista Scheila Santiago recebe amanhã, 22, às 19h, no seu Podcast Quarentena, para uma conversa para relembrar momentos marcantes do espaço quatro convidados muito especiais:

Maria Cybele – Filha de artistas e professores, em sua primeira infância o ‘porão’ foi quase um quintal da sua casa e dormiu muitas vezes no camarim, nas cadeiras duras de madeira da plateia, e no seu lugar preferido, que era o vão da janela do teatro.

Henrique Cordeiro – Em 1984, assumiu a direção do Pró-Arte, órgão ligado ao Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura, responsável na época pelo Porão das Artes, que depois passou a se chamar Centro de Arte.

Wilson Wagner – Em 36 anos de carteira, realizou várias temporadas de teatro no Centro de Arte, e teve a honra de reinaugurar o espaço por três vezes, uma delas por iniciativa própria, pintando o espaço para realização de ciclos de leituras.

Chico Figueiredo – Além de ter sido um dos administradores do espaço, em 1979 estreou no Centro de Arte com a peça “A nova história da Gata Borralheira” e em 1982, o “Coelhinho Sabido”, com o Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama), de onde nunca mais saiu.

Para assistir, basta acessar : https://www.naredecomscheila.com.br/