O jornalista Mauro Ventura lança hoje, 12, seu livro “Por Ventura”,  às 19 h,  na  Blooks Livraria, na galeria do Espaço Itaú da Praia de Botafogo.

O livro reúne  crônicas que Mauro escreveu para O Globo e outras publicações.

Mauro Ventura nasceu no Rio de Janeiro, em 1963, e traz no DNA o gosto pelo texto que faz a sua trajetória no jornalismo seguir a mesma carreira dos pais, Zuenir Ventura e Mary Ventura.

O jornalista e escritor Mauro Ventura

Mauro começou na profissão em 1985, tendo passado pela prefeitura do Rio, pela agência de notícias UPI, pela revista Isto É e pelo Jornal do Brasil, onde foi repórter da revista Domingo, editor da revista Programa, editor do Caderno B, editor de TV, editor de Turismo, repórter especial e colunista. Trabalhou no O Globo, onde assinou a coluna Dois cafés e a conta na Revista O Globo. É editor de não ficção brasileira da Editora Objetiva.

Ganhou em 2008 o prêmio Esso Regional 3 (Sudeste) com a reportagem Tribunal do Tráfico. Para realizar a matéria Mauro acompanhou numa favela o julgamento de um bandido por traficantes.

Em 2012, conquistou o principal prêmio literário do país, o Jabuti, com seu O espetáculo mais triste da Terra (Companhia das Letras).