Documentário dirigido por Lincoln Vargas narra, através de depoimentos de artistas e personagens da cidade, a história do porão da casa do Barão de Nova Friburgo desde quando era senzala até hoje, um centro cultural fechado. 

Uma das mais antigas construções da cidade de Nova Friburgo, o prédio foi edificado em 1843 para servir de residência a Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo. Durante este período, o porão foi utilizado como depósito, cozinha e senzala. 

Ao longo do século 20, após ser vendido para o município, a casa abrigou diversos órgãos administrativos e se tornou um local central de tomada de decisões da administração pública. Em diferentes momentos foi Prefeitura, Câmara Municipal, Biblioteca, Fórum, depósito e até mesmo uma prisão. 

No ano de 1961, em função das comemorações de 50 anos da Fábrica de Rendas Arp, no porão desse imóvel inaugurou-se o Centro de Arte. Principal núcleo artístico e social da cidade por décadas. Este centro cultural está interditado desde a tragédia que atingiu a região em 2011. 

Depois de uma mobilização artística, que criou o Movimento Volta Centro de Arte, em 2020, existe um processo de reforma e reinauguração em andamento. Num futuro próximo espera-se que o Porão da Casa do Barão de Nova Friburgo abra suas portas como Centro de Arte. 

No dia 7 de abril, quinta-feira, acontece evento no Espaço ARP, onde será lançado e exibido o documentário, simultaneamente com a estreia no canal Vargando do Youtube. O evento será às 19h com a exibição do filme e show da cantora Viviane Lisboa e banda.