Os melhores restaurantes em uma festa com o melhor da culinária da serra fluminense. Assim tem sido o Festival Quatro Estações – Edição de Inverno, numa promoção do Pólo Gastronômico de Nova Friburgo, que prossegue até o dia 20 de agosto. Não dá para resistir.

E eu fui saborear uma massa italiana, na noite de sábado, na indescritível Prediletta, da minha amiga querida Marise Daflon. Há como definir?  Atendimento, ambiente, dependências, louças, playlist, nada opulento, apenas de uma delicadeza irretocável!

Sempre que vou à Prediletta reafirmo o ato de estar à mesa como inspirador. Toda a ambientação, o silêncio necessário – não o solitário -, a cortesia, o ritual, o gestual. Há no ato uma infinidade de sentimentos e sensações. Ouso dizer que há literatura à mesa.

À mesa na Prediletta, saboreando seu cardápio e usufruindo de um ambiente tão especial, nutro carne e espírito. Confessei uma inspiração tocada sempre que passo por lá. E há muito digo que literatura e alimento se complementam. Há quem devore livros. Há quem se alimente de palavras. Creiam!

O prato escolhido por mim foi o selecionado para o Festival: Pennine al salmone. Um Pennine ao molho bechamel e cream cheese com lascas de salmão e alho poro. Jesuis! Deliziato dal gusto ! Diria minha avó de origem Mantuana.

Foto: Carlos Mafort

Tenho tentado, como disse acima, traduzir este espaço da gastronomia, criado por Marise Daflon, em nossa cidade. Pode ser elegante, distinto, nobre, mas ainda prefiro dizer que a Prediletta é delicada. Uma delicadeza necessária em tempos tão ásperos.

Ao cruzar os talheres na noite de sábado, veio à memória um trecho da canção “ Todo Sentimento” do nosso Chico Buarque. E nela ele diz : Depois de te perder/Te encontro, com certeza/Talvez num tempo da delicadeza/Onde não diremos nada/Nada aconteceu/Apenas seguirei, como encantado/Ao lado teu.

Quer se inspirar? Uma noite Prediletta, com certeza ! Prediletta Pizza & Pasta – R. Augusto Spinelli, 124 – Centro (22) 2533 0300 de 3ª a sábado de 18h às 23h