O primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) digital do Brasil inaugurado pela Estácio, durante a pandemia, no Polo de Ensino Digital da Estácio Tom Jobim, assinou convênio com a Receita Federal do Brasil – Delegacia Regional do Rio de Janeiro e, por meio remoto, os cidadãos de todo o país podem contar com diversos serviços digitais gratuitos. Entre eles, destacam-se o preenchimento, a declaração e o envio do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) – DIRPF, análise da malha, emissão e regularização de CPF, CNPJ, Microempreendedor Individual (MEI), E-Social, Simples Nacional, PERDCOMP, Código E-CAC, análise de Situação Fiscal, DARF; REDESIM, Certidões Negativas, Parcelamentos, Emissões de DARF e outras ações inerentes ao site da Receita Federal. A instituição de ensino superior dará uma forcinha para quem ainda não fez a declaração do Imposto de renda 2022 e nos dias 21 e 28 de maio, das 9h ao meio-dia, realizará plantões virtuais, tirando dúvidas e ajudando a preencher a declaração por meio remoto. Para buscar mais informações e solicitar os serviços, os interessados poderão enviar mensagens por meio do endereço eletrônico: naf.digital@estacio.br. Este ano, a Declaração do Imposto de Renda 2022 deverá ser realizada até 31 de maio de 2022.

A ideia de criar o 1º NAF Digital do país surgiu da professora Renata Weiss coordenadora — nacional dos cursos de Gestão na Diretoria de Operações Digitais, que desenvolveu um projeto inicial e, juntamente com a professora Claudia Marchiotti, coordenadora do curso de Ciências Contábeis EaD — apresentou à Ana Paula Sacchi, coordenadora nacional da Rede NAF da Receita Federal do Brasil. Renata Weiss salienta que o 1º NAF presencial da Estácio foi criado em 2016 e a instituição foi uma das pioneiras a oferecer tais serviços para a população.    

O NAF é um programa de cidadania fiscal da Receita Federal que estabelece uma parceria com instituições de ensino superior, unindo conhecimentos técnicos à prática contábil. Esses núcleos oferecem serviços contábeis e fiscais a pessoas físicas de baixa renda. De acordo com a Receita Federal, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina, inspirados no modelo brasileiro. 

SERVIÇO:    

1º Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) virtual do País – Polo EaD – Estácio Tom Jobim    

Informações e solicitações dos serviços – por meio do endereço eletrônico: naf.digital@estacio.br