Professores e integrantes da equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo participaram, na manhã desta quinta-feira, dia 12, da homenagem especial à professora Bertha do Vale no auditório do Centro Administrativo Prefeito César Guinle. Com o auditório lotado, a cerimônia contou com o secretário municipal de Educação, Igor Pinto, e com as professoras Cíntia da Luz e Maiara Inimá, além de representantes de 18 municípios da Região Serrana do Estado do Rio. A homenagem se deu por ocasião da realização o III Congresso Estadual de Educação (Coed), realizado em setembro passado, no Rio. Como a professora Bertha não pôde comparecer, a placa da homenagem foi conduzida a Nova Friburgo, onde ela reside, e entregue nesta quinta-feira.

A Professora Bertha do Vale e Igor Pinto, secretário de Educação (Foto : Rodrigo Ferreira)

Bertha do Vale tem uma grande trajetória no cenário nacional de muita importância para a educação, especialmente no que se refere a questões de políticas públicas, gestão e economia da educação, além de participação efetiva na elaboração dos planos nacional e estadual de Educação, debatidos no III Coed. Lecionou por 15 anos na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, em Nova Friburgo e também na Uerj. E o secretário de Educação, Igor Pinto, ficou incumbido de prestar essa homenagem à mestra na cidade.

Durante anos a professora Bertha dividiu-se entre a cidade do Rio de Janeiro e Nova Friburgo, optando por se radicar na cidade serrana de vez. Inclusive participa do conselho da Fundação Dom João VI, que resgata a história do município. Confessou-se emocionada com a homenagem, prestada por sua contribuição no cenário educacional nas esferas nacional, estadual e municipal. Nesse dia 17 de dezembro ela completa 60 anos de formação como professora. Bertha do Vale manifestou sua esperança de que a lei que cria o novo Plano Estadual de Educação, que ela tanto se esforçou em sua elaboração, seja finalmente votada. O Executivo estadual deve enviar o projeto de lei à Assembleia Legislativa para discussão e aprovação, o que ela espera que ocorra neste 2020.

Colaboração : Eloir Perdigão