Foto: Agência Brasil

Até abril serão instaladas cinco máquinas de reciclagem em unidades do Sesc RJ. Iniciativa irá gerar renda para cooperativas de catadores de resíduos

Iniciativa do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), o Programa RePet instalará até abril cinco novas máquinas de coleta de garrafas pet em unidades do Sesc RJ. Nesta nova fase do programa, será possível contar, além do número de garrafas descartadas na máquina de coleta, o de tampinhas descartadas também. Tudo de forma totalmente automatizada. A expectativa é que, até o fim de 2022, sejam lançadas mais 30 máquinas em todo o estado, tanto nas unidades Sesc, Senac e em parceiros do Sistema Fecomércio RJ.

O equipamento desenvolvido em parceria com o Grupo Seiva, instituição voltada para a logística reversa de resíduos sólidos, possui uma ferramenta de corte que fragmenta as garrafas de forma mais rápida e eficiente. Será possível, ainda, a leitura via código de barras no qual a máquina informará ao usuário se o material a ser reciclado é adequado. O processo busca a coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.

“Após a instalação nas unidades Sesc RJ, todos os colaboradores do Sistema Comércio RJ poderão depositar as garrafas na máquina modelo e serão beneficiados diretamente com esse correto descarte. A população também poderá fazer o descarte no formato “Doador anônimo”, assim qualquer pessoa vai poder fazer o depósito, entretanto, não terão benefícios diretos, mas indiretos. O projeto fundamenta-se em três pilares: Operação, Rastreabilidade & Comprovação Legal e Interação com o Consumidor”, informa Vinicius Crespo, diretor do IFeS.