Projeto Cultural Ocupa Usina
Durante o segundo semestre de 2022, a Usina Cultural Energisa de Nova Friburgo, recebe uma ocupação cultural. O evento terá apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes e oficinas de formação cinematográfica.
O Ocupa Usina contará com dez oficinas de audiovisual, dois concertos em homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna, três apresentações musicais e três apresentações teatrais, além da criação do Cine Usina, que exibirá oito filmes que irão dialogar com oito episódios do Podcast Usina de Diálogos, através da discussão de temas relacionados à inclusão e representatividade no cinema, por trás e na frente das câmeras. Todas as atividades serão gratuitas.
Além da ocupação do Espaço Usina Cultural Energisa, o projeto pretende formar profissionais com oficinas ministradas por especialistas.
Segundo o idealizador e gestor do projeto, Guilherme Rezende Jr., “o evento busca a conscientização de que cada um que esteja presente, possa ser quem é, livremente, e saber que pode ocupar o seu espaço na sociedade. Através de exemplos de profissionais diversos, bem-sucedidos em suas áreas, os participantes devem se sentir capazes de exercer a profissão que sonham em exercer, vendo que é possível na prática.”
O Projeto Ocupa Usina abre suas atividades com a apresentação da violonista e cantora Luísa Lacerda nesta sexta-feira, 3, às 19h e vai encerrar com um evento em praça pública, no dia 10, com apresentações musicais e outras atividades.
Outras atividades se estenderão ao longo do segundo semestre e serão abertas ao público. Confira!
Dos dias 03 à 05/06 (13h às 18h) a Usina Cultural Energisa receberá a Oficina “Narrativa Audiovisual: A Visão Guarani” com o cineasta e professor Alberto Alvares Guarani, @diretor_de_cinema, que tem como objetivo apresentar as noções básicas dos planos fotográficos e da captura do saber da imagem através da foto-etnografia e do audiovisual.
No dia 04/06, às 18h30, lançamento do Cine Usina, cineclube que exibirá filmes com recortes de representatividade e diversidade do cinema nacional! Exibição do filme “O Último Sonho”, de Alberto Alvares, sobre o grande líder espiritual Guarani Wera Mirim – João da Silva – da aldeia Sapukai, em Angra dos Reis. O cineasta Alberto Alvares estará presente e vai ficar para uma conversa após o filme!
O final de semana do dia 17/06 terá apresentação teatral de @kelsonsucci com a peça “Cuidado com o Neguin” e a Oficina de Assistência de Som para O Audiovisual.