Samara Barcelos – aluna do curso de costura básica para produção./Divulgação

Parceria entre a Firjan Senai e o Sindvest que vai percorrer outras cinco cidades da região com cursos presenciais e EAD

Capacitação profissional gratuita para a geração de emprego na Região Centro Norte Fluminense. Esse é o objetivo do “Projeto Moda Itinerante”, uma parceria da Firjan Senai com o Sindvest Nova Friburgo, que iniciou as suas atividades nesta terça-feira, 2, no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro. O programa vai oferecer turmas presenciais de corte de produtos do vestuário e costura básica para produção e na modalidade EAD para empreendedorismo, custos industriais e marketing de moda. Ao todo, 120 moradores do município receberão capacitação profissional na área da moda.

Para Marcelo Porto, Presidente do Sindvest, a parceria entre a Firjan Senai e o Sindicato para a formação profissional itinerante do setor têxtil já é um sucesso e uma grande oportunidade para aproveitar a mão de obra local: 

“Só no município de Cordeiro tivemos 400 inscritos, o que demonstra o interesse dos moradores em se qualificar. Esse programa vai proporcionar visibilidade aos que estão em busca de uma oportunidade no mercado e será um facilitador para a geração de emprego e renda”, ressalta o empresário.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito de Cordeiro, Leonan Melhorance, o vice-prefeito Elvis Mutti, o Secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico,  Victor Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Pablo Sérgio, além de empresários de confecções, representantes do Sindicato do Vestuário de Nova Friburgo e da Firjan Centro Norte Fluminense.

Na ocasião, o prefeito Leonan aproveitou para anunciar a instalação de uma Escola Técnica do Vestuário com cursos de corte e costura, que funcionará no Parque de Exposições Raul Veiga.

“Nós precisamos de uma formação permanente aqui na cidade, a nossa demanda é muito grande e queremos gerar mão de obra qualificada para a indústria. O espaço e as máquinas já temos, agora vamos trabalhar para implementar os cursos o mais rápido possível.”, afirmou.

Os municípios de Nova Friburgo, Macuco, Bom Jardim, Duas Barras e Carmo também serão contemplados com o projeto, que vai até janeiro de 2023, e vai formar cerca de 720 profissionais para o setor têxtil. 

Em todas as cidades, o projeto conta com a parceria das prefeituras com a cessão do espaço, a infraestrutura e segurança para a Unidade Móvel.