Em tempos de isolamento social, com menos carros nas ruas, as famílias reservadas em suas casas, o silêncio que traduz preocupação e medo, a natureza se manifesta quebrando a rotina de muita gente.

Na Fazenda Bela Vista, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, a 7km do centro da cidade, não raro, revoadas de maritacas quebram o silêncio; pássaros multicoloridos fazem voos rasantes nos jardins; uma orquestra de jacus, com seus papos vermelhos e plumagens negras, rompe as manhãs do outono e avança sobre os pés de caquis carregados.

Fico a imaginar as muitas espécies que habitam as noites e madrugadas nesse paraíso que é Nova Friburgo, suas cachoeiras, matas e florestas… e que agora, bem longe das gentes, com menor risco de serem capturados, atingidos ou vitimados pela maldade humana, resolveram colocar a cara de fora e retomar seus espaços na natureza.

Pela manhã, hoje, vi micos e lebres próximo à minha casa e consegui registrar um desses seres, um adorável esquilo, roedor omnívoro que habita árvores, e, tranquilamente, deixou-se fotografar. Está aí o registro para comprovar. Como não agradecer ao Criador por esse espetáculo?

Compartilhe: