Que nossas crianças sejam felizes, protegidas e abençoadas! Viva São Cosme e São Damião!
Mártires venerados em toda a Igreja por testemunharem e não renegarem a fé em Jesus Cristo, São Cosme e São Damião são os padroeiros dos médicos, das faculdades de medicina e dos farmacêuticos.
Entre setembro e outubro ocorrem as celebrações a Cosme e Damião, cuja data festiva no calendário litúrgico ocorre em 27 de setembro. De forma mais sincrética, envolve católicos, umbandistas, candomblecistas e cidadãos sem identidade confessional de todas as classes sociais. É a festa das crianças, sempre com distribuição de balas, brinquedos, doces e guloseimas em geral. Distribuição feita no interior dos terreiros, nas portas dos templos, de passagem pelas ruas, nas residências, em salões de festas dos prédios, em orfanatos e creches.
Em alguns lugares do Vale do Paraíba e da Região Bragantina, há um ritual com vários elementos comuns e finalidades similares: a Mesa dos Anjos.
Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro.
Oração:
São Cosme e Damião que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.