“Construindo um novo Estado do Rio”: Governador Cláudio Castro defende união do Estado e municípios pelo desenvolvimento do Rio de Janeiro

Foto: Bruno Nepomuceno

A união do Governo do Estado e municípios fluminenses em prol do desenvolvimento do Rio de Janeiro marcou o tom dos debates do Governador Cláudio Castro na sexta-feira, 05, em Teresópolis. Recebido pelo Prefeito Vinicius Claussen, o Governador cumpriu três importantes agendas no evento “Construindo um Novo Estado do Rio”, no Hotel Le Canton, em Vargem Grande.

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários e representantes de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Areal, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Duas Barras, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Rio Bonito e São José do Vale do Rio Preto. Em pauta, debates sobre ações de investimento e desenvolvimento do Governo do Estado para a Região Serrana Fluminense.

O Deputado Federal Hugo Leal e o Senador Romário Faria marcaram presença no evento.

Na primeira pauta do dia, Luiz Fernando Gomes, presidente da agência de desenvolvimento Mercoserra (Rede de Negócios da Serra Verde Imperial) entregou ao Governador Cláudio Castro um ofício propondo várias ações conjuntas. Entre elas, tratamento tributário especial para a instalação de novos condomínios industriais na região, a prorrogação da redução da alíquota de ICMS, a implantação do parque agroindustrial da Codin em Teresópolis e o estudo de viabilidade para a instalação de um aeroporto regional em Nova Friburgo.

Também foi apresentada a proposta de realização da feira de produtos e serviços Expo Mercosserra, prevista para março de 2022, com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios nos municípios que integram a agência de desenvolvimento: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, e a partir de 18 de novembro, Areal e Guapimirim.

No encontro seguinte, prefeitos participantes do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense), do qual o Prefeito Vinicius Claussen é vice-presidente, entregaram um documento ao Governador Cláudio Castro com demandas relacionadas à recuperação viária e à possibilidade de contratação dos leitos hospitalares criados para atender os pacientes de Covid-19. Também foi solicitada uma previsão para o pagamento dos repasses para manutenção das UPAs, a retomada dos investimentos do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS (PAIH) e alternativas para que os municípios consigam adquirir medicamentos e insumos quando as licitações dão deserto.

O secretário de estado de Saúde, Alexandre Chiepp, anunciou o pagamento dos valores atrasados referentes às UPAs em 2021 e 2022. Ele informou que não há previsão orçamentária suficiente para a contratação de 100% dos leitos Covid-19, mas que o Governo do Estado avalia a possibilidade de reativar até 50%, com a ajuda do Governo Federal. Quanto aos medicamentos e insumos, foi proposto que cada município liste os itens com mais dificuldade de aquisição e a respectiva quantidade, para que o Governo do Estado avalie como poderá ajudar cada cidade.

Encerrando o dia de trabalho em Teresópolis, o Governador Cláudio Castro recebeu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores dos municípios convidados.

Participaram da reunião os secretários de estado de Saúde, Alexandre Chiepp; de Infraestrutura e Obras, Max Lemos; de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz; de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal; e das Cidades, Uruan Cintra, bem como o presidente do DER-RJ, Herbert Marques da Silva.