Braulio Rezende, Roosevelt Concy, Marques Henrique, Armando Lopes e Júlio Cordeiro (Foto: Iago Pergon/ PMNF)

O horário de interdição da Avenida Alberto Braune ao tráfego de veículos durante o carnaval foi discutido por representantes do comércio e da Prefeitura na última quarta-feira, 29, em reunião realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo. Ficou definido no encontro que a principal via do Centro da cidade será fechada, no trecho que vai da esquina com a Rua Duque de Caxias à Praça Dermeval Barbosa Moreira, na sexta-feira, no sábado e na segunda-feira, dias 21, 22 e 24 de fevereiro, a partir das 16 horas. Já no domingo, 23, e na terça-feira, 25, a avenida permanecerá bloqueada ao trânsito o dia todo.

Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio, defendeu a obstrução da Alberto Braune somente no fim da tarde, como ocorria há vários anos e se repetiu em 2019 por solicitação dos empresários lojistas à Prefeitura. Ele lembrou que em 2018, quando houve embargo da avenida em tempo integral, comércio, moradores e turistas em visita à cidade reclamaram muito dos transtornos.

O secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique de Jesus, que esteve na reunião acompanhado do subsecretário da pasta, Armando Lopes, ponderou sobre a necessidade de antecipar o fechamento da avenida das 17 horas, horário combinado no ano passado, para 16 horas neste carnaval devido ao aumento no número de veículos e de blocos de enredo e embalo na cidade.

Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro disse considerar fundamental que a Prefeitura proceda à regulamentação dos horários no carnaval, para que foliões, blocos e escolas de samba se adaptem às regras aplicadas para os desfiles. O diretor executivo da entidade, Roosevelt Concy, sugeriu que a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana instale faixas em pelo menos dois locais da Alberto Braune com avisos sobre a interdição e a possibilidade de reboque dos carros que ainda estiverem estacionados na via depois do horário determinado pelo governo municipal.

Outro ponto acertado entre representantes do comércio e da Prefeitura foi a adoção de mão dupla em uma única pista da Alberto Braune, no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Leuenroth, após o fechamento da avenida nos dias de carnaval. A segunda pista será reservada para circulação de carros alegóricos de blocos e escolas de samba.