A Marina da Glória foi palco do lançamento da Conferência Rio2030, evento que tornará Estado polo de desenvolvimento sustentável

Reprodução

O governador Cláudio Castro, o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, e o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, lançaram, nesta quarta-feira, 24, na Marina da Glória, a Conferência Rio2030. O evento internacional, que acontecerá em 2022, colocará o Rio de Janeiro como um polo de mobilização pelo desenvolvimento sustentável junto aos 92 municípios fluminenses, à sociedade brasileira e à comunidade internacional.

A Rio2030 será uma plataforma que vai mobilizar e engajar os atores sociais na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para cidades e estados de todo o mundo. Por meio do diálogo com a sociedade civil e comunidade científica, o estado vai elaborar estratégias e políticas públicas para combater os efeitos das mudanças climáticas e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa.

A organização da Conferência Rio2030 ficará sob responsabilidade Autoridade do Desenvolvimento Sustentável, órgão criado pelo governador Cláudio Castro. Cabe a autarquia o planejamento das celebrações da Conferência Rio+30, que em 2022 marcará os 30 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como ECO92 e Cúpula da Terra e das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, que será celebrada em 2022.