Seis jovens fluminenses foram selecionados como bolsistas para estudar no 12º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas, no Rio Grande do Sul, até o dia 26 de janeiro. Os alunos, das cidades do Rio de Janeiro, Volta Redonda, Queimados e Campos dos Goytacazes, estão matriculados nas classes de oboé, flauta, trompete, trombone tenor e percussão, e terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos com músicos renomados mundialmente. Com direção artística do maestro Evandro Matté, o Festival conta, ao todo, com 46 professores, de 13 nacionalidades.

O projeto reúne cerca de 400 jovens de 22 estados brasileiros e da América do Sul para, além das aulas, formarem a Banda e Orquestra Acadêmica, que fará apresentações com repertórios baseados em trilhas sonoras famosas no cinema, inclusive a de encerramento do Festival, que acontece tradicionalmente no Largo do Mercado Público. Diariamente, os alunos também poderão se apresentar em solos nos recitais, que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Além dos cursos, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá 63 apresentações gratuitas para a população, iniciando nesta segunda-feira, dia 15, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público.

Alguns espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo site do evento, onde também está disponível a programação completa. Pessoas de outros estados que, porventura, venham prestigiar o Festival presencialmente, podem retirar seus ingressos para as apresentações no Theatro Guarany, antecipadamente pelo site : https://www.sesc-rs.com.br/festival/