Nos últimos anos, o veganismo e o vegetarianismo ganharam destaque como estilos de vida e escolhas dietéticas. Embora ambos envolvam a exclusão de carne da dieta, há diferenças cruciais a serem observadas, juntamente com dicas nutricionais importantes para uma alimentação equilibrada. Driele Cavalcanti, professora de nutrição na Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, explica a diferença entre os métodos e indica uma receita vegana saborosa para inspirar suas refeições.

“O indivíduo vegetariano pode ou não excluir todos os alimentos de origem animal, não é uma regra que eles consumam queijos/ovos, porque há o vegetariano estrito. O que difere um indivíduo vegetariano de um vegano na verdade é a extensão desse estilo de vida, quando transcende a alimentação e essas preocupações em consumir itens que envolvam sofrimento animal passam a ser também sobre serviços/produtos que não são alimentos”, explica. Já os veganos vão além. A docente diz que, “eliminam-se todos os produtos de origem animal de sua dieta, incluindo carne, laticínios, ovos, mel e qualquer alimento que contenha ingredientes de origem animal, como gelatina”. O veganismo é uma filosofia de vida que se estende além da alimentação, buscando minimizar o uso de produtos de origem animal em todas as áreas da vida, incluindo vestuário e cosméticos.

Para ambas as escolhas, a nutrição adequada é fundamental. Aqui estão dicas da docente para manter uma dieta saudável:

Para vegetarianos:

Garanta uma ingestão adequada de proteínas a partir de fontes vegetais, como leguminosas, tofu, nozes e sementes.

Varie suas fontes de cálcio, incluindo produtos lácteos, vegetais de folhas verdes, tofu e leites vegetais fortificados.

Mantenha um equilíbrio de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina B12, que podem ser obtidos de alimentos de origem animal ou suplementos.

Para veganos:

Planeje suas refeições para assegurar uma ingestão suficiente de proteína a partir de leguminosas, grãos inteiros, nozes e sementes.

Considere a suplementação de vitamina B12, uma vitamina que é escassa em fontes vegetais.

Obtenha cálcio de fontes como vegetais de folhas verdes, tofu enriquecido e leites vegetais fortificados.