Por Igor Arraes

Hoje, 22/02/2022 é uma data palíndromo (lê-se o mesmo de trás para frente). Muitos astrólogos e oportunistas dizem que se trata de uma ótima oportunidade de renascimento, sendo um dia ideal para os trabalhos ritualísticos. Outros dizem até que um portal energético se abrirá.

Mas vamos lá:

O dicionário define a palavra ‘ano’ como o intervalo de tempo que corresponde a uma revolução (volta) completa da Terra em torno do Sol.

Mas a Terra não demora exatamente 365 dias para dar essa volta. Ela demora mais um pouco: são 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos (e alguns centésimos).

Mas, como o ser humano sempre sentiu essa necessidade de dar ordem aos acontecimentos, foi criado algo para medirmos o que nós chamamos de ‘tempo’ (que, como provou Einstein, é relativo).

Portanto, o calendário foi criado pelo homem e para o homem. A natureza não sabe que dia é hoje.

Antes do nosso calendário atual (o calendário gregoriano – de 1582), o calendário ‘oficial’ era o calendário juliano. Antes do juliano, o calendário que vigorava em Roma era dividido em 355 dias e 12 meses – o que causava um grande desajustamento ao longo do tempo, pois as estações do ano passavam a ocorrer em datas diferentes.

Se o ser humano não tivesse modificado o calendário romano, hoje seria o dia 05 fevereiro de 2775. Não seria um palíndromo.

Muitos outros calendários também estão em outras datas, como o calendário chinês, o calendário islâmico, o calendário judeu, etc.

Nos EUA, por exemplo, o mês vem antes do ano. Portanto, o dia de hoje lá não é um palíndromo.

Pare de basear as escolhas da sua vida em crendice popular!

*Em tempo : Capicua é o mesmo que número palíndromo.

O autor: Igor Arraes de Alencar é friburguense. Aficionado por Geografia e História, já rodou por mais de 50 países nos quatro cantos do mundo. Também amante de Português, Matemática, Química, Biologia, Física e Astronomia, escreve sobre fatos históricos e curiosidades da vida, unindo a Arte à Ciência, mesclando todas essas matérias que ama.