“Swan Lake Bath Ballet” ou “O banho no Lago dos Cisnes”, releitura do clássico de dentro de banheiras
O “Lago dos Cisnes” é uma das peças mais marcantes do ballet clássico mundial. O Teatro Bolshoi, de Moscou, estreou o espetáculo em 1877, com a coreografia elaborada por Julius Reisinger a partir de uma composição encomendada a Tchaikovsky — autor de outras obras de impacto na história do ballet, como o “O Quebra Nozes” de 1892.
Uma das razões de tamanho sucesso é a capacidade da montagem em articular a fantástica melodia elaborada por Tchaikovsky com dança e interpretação dos bailarinos em um nível de excelência excepcional.
A BBC divulgou ontem a interpretação de O Lago dos Cisnes Ballet, realizada por 27 bailarinos estrelados, de seus próprios banheiros em casa, filmados em smartphones, com direção remota do coreógrafo inglês Corey Baker.
Quando a BBC desafiou o coreógrafo e diretor premiado Corey Baker a fazer uma interpretação moderna do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, com uma nova coreografia reimaginada para 27 bailarinos do mundo, o tema do Ballet do Banho do Lago dos Cisnes se tornou uma tendência, tópico de notícias em destaque na mídia internacional, incluindo o Guardian, Broadway News e nas mídias sociais.
O coreógrafo premiado trabalhou com bailarinos de renomadas companhias de dança em todo o mundo, remotamente, durante a pandemia da Covid-19 e é um sinal claro de que nenhuma pandemia interrompe a criatividade.
No filme, a coreografia peculiar de Baker é realizada em banhos da Nova Zelândia à África do Sul, da América a Hong Kong, da Austrália ao Reino Unido. O Swan Lake Bath Ballet é um curta-metragem de três minutos com soluções inovadoras. As produtoras Guy Trevellyan e Anne Beresford, além da diretora de fotografia Nicola Daley e a editora Travis Moore, receberam o material e fizeram a edição.
No elenco, estão Skylar Brandt, do American Ballet Theatre; Meaghan Grace Hinkis, do Royal Ballet; Jurgita Dronina, do National Ballet do Canadá; Viktorina Kapitonova, principal bailarina do Balé de Boston; Donnie Duncan Jr., do Balé de Illinois; e Mathias Heymann, do Paris Opera Ballet.
Confira: #SwanLakeBathBallet (out now on @BBCiPlayer @BBCarts)